Desde setembro, Londrina é palco do festival Circulasons; O evento, idealizado pela musicóloga e produtora Janete El Haouli (à frente da TOCA: arte ação criação), e foi criado para trazer à cidade nomes da música brasileira reconhecidos internacionalmente, o projeto reúne dois shows em uma única noite.
Por Bruno Leonel (edição Thiago Franzin) – Fotos: Rei Santos/ circulasons 2018
Janete esteve nos estúdios da Alma Londrina Rádio Web e falou sobre suas pesquisas com música experimental, o rádio, a experiência como docente e o começo da ideia do Circulasons. “Me veio essa ideia de fazer circular alguma coisa boa, em meio a esse momento de crise em que estamos vivendo hoje, trazendo artistas de renome…”, contou Janete em entrevista, veja a seguir. (Veja a seguir). O evento já trouxe nomes como a cantora Lívia Nestrovski, e Ná Ozzetti, em setembro, e neste mês, apresenta Badi Assad (com o show ‘Volta ao Mundo em 80 artistas’ no Cine Teatro Ouro Verde).
A programação segue em novembro, com Mawaca, e em dezembro com Duo Gisbranco e Egberto Gismonti. Além dos shows, serão ofertadas oficinas, palestras e lançamentos de discos e livros. Confira a entrevista:
Circulasons: Os chineses costumam interpretar os momentos de crise como uma oportunidade. Dessa forma, quando o cenário parecia pouco favorável, Janete El Haouli repensou os anos que dedicou à arte – à música especialmente – e resolveu arregaçar as mangas para trabalhar em um novo projeto que trouxesse a Londrina artistas de relevo internacional. O projeto obteve ótima resposta entre o empresariado. Contando com importantes patrocinadores, o circulasons levanta voo em 2018 já planejando a edição de 2019.
Músicas usadas: Badi Assad – Rhythms /Egberto Gismonti – Palhaço / Mawaca – Nama Pariret / Duo Gisbranco – Heroína Nordestina.
Mais informações na página do Circulasons no Facebook.
Programação
Dia 19/10: Badi Assad (voz e violão) e Claudinho Santana (percussão), às 20h, no Cine Teatro Ouro Verde
Dia 22/11: Mawaca, às 20h, no Cine Teatro Ouro Verde
Dia 23/11: oficina Cantos da floresta – a música no universo indígena, com Magda Pucci (grupo Mawaca), no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1ºde Maio, 130, em frente à Concha Acústica), e lançamento do livro Cantos da floresta: iniciação do universo musical indígena (Ed. Peirópolis), de Berenice de Almeida e Magda Pucci
Dia 20/12: Duo Gisbranco (Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco) e de Egberto Gismonti, às 20h, no Cine Teatro Ouro Verde