
Nossa viagem musical começa na Turquia, com a Yasak Helva e algumas faixas do álbum “Atamba” (Gülbaba Records). Nele, mais da jornada multigênero musical da banda, fazendo o que eles chamam de “folk elétrico progressivo”.
Depois, vamos para a Bósnia e Herzegovina com a Diamusk & The International Dub Orchestra, que combina dub, jazz, reggae, soul e a música tradicional dos Balcãs. Adisa Zvekić, também conhecida como Diamusk é a band leader e no disco “Maze” (Diamusk Records), uma colaboração criativa entre músicos da Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte, Croácia, Sérvia, Eslovênia e Noruega.
Seguimos para o Senegal com Alune Wade, aclamado baixista, vocalista e compositor que com o meu novo disco, o “New African Orleans” (Enja / Yellowbird), explora as múltiplas conexões entre os ritmos de sua terra natal e o repertório das brassbands de New Orleans.
A viagem termina no Oceano Índico, com o encontro entre artistas de duas ilhas: a banda Sarera, da Mayotte e Aleksand Saya, da Ilha Reunião. O resultado disso é o disco “Fikira” (Kayamba Records), um testemunho de uma experiência cultural que funde o patrimônio musical dos dois territórios, com as suaves notas eletrônicas se ajustando ao calor dos ritmos e instrumentos tradicionais. Confira a lista completa das músicas do programa:
01. Yasak Helva – “Imansiz” (Turquia)
02. Yasak Helva – “De Haydin”
03. Yasak Helva – “At Arabasi”
04. Diamusk and International Dub Orchestra – “Contrabass” feat Almir Mešković (Bósnia e Herzegovina )
05. Diamusk and International Dub Orchestra – “Riot” feat Trajče Velkov (Bósnia e Herzegovina/Macedônia do Norte)
06. Diamusk and International Dub Orchestra – “The Way” feat. Aljosa Jurkošek (Bósnia e Herzegovina/Eslovênia)
07. Alune Wade – “Boogie and Juju” (Senegal)
08. Alune Wade – “Voodoo Child”
09. Alune Wade – “From Congo to Square” feat. Somi (Senegal/EUA)
10. Aleksand Saya x Sarera – “Mila Rady” (Ilha da Reunião/Mayotte)
11. Aleksand Saya x Sarera – Dé Mo Dé Mo (03:11)
12. Aleksand Saya x Sarera – Bilambou (DJ Dja Remix)