
Sambas da Terra Vermelha – Episódio 8: O que elas tocam resiste
A participação das mulheres como articuladoras, apoiadoras, artistas e produtoras do samba local
Neste episódio de encerramento do Sambas da Terra Vermelha, você conhece a história da Maria de Fátima dos Santos Barbosa, a Fatinha, que colecionou o carinho de muitas pessoas e alguns títulos que reconheceram sua importância para o universo do samba londrinense. A partir da história de vida dela, somos provocados a pensar sobre a agência feminina na cultura do samba, que nos últimos anos vem conquistando espaço e visibilidade.
Sobre a série
Resultado de oficinas oferecidas pela temporada 12 do projeto da web rádio, a série recupera histórias esquecidas do samba no norte paranaense. Os podcasts retratam o samba como um modo de vida e de sociabilidade, sujeito a muito improviso, luta conjunta e resistência contra pressões moralizadoras que, ao longo das décadas, procuraram levar às margens da sociedade as livres manifestações populares.
Uma produção dos voluntários do núcleo AlmA.Doc: Emerson Dias, Juliana Gonçalves, Julia Caroline Bento, Juliana Modotti, João Victor Ferreira Gonçalves, Natália Matheus, Valter Junior e Vivian Honorato, com a coordenação de Rakelly Calliari.
Confira aqui a série completa!