
PODCAST DA ALMA EP 66
Hoje, o 66º EP do Podcast da AlmA traz a 1ª Mostra Norte Cultural, o encerramento da mostra Acaraxé e a turnê da banda Farol Negro com o músico norte-americano Bob Wayne.
I Mostra Norte Cultural
Neste sábado (18), a partir das 19h, no Norte Cultural (Rua Lino Sachetin, 498), os artistas, grupos residentes e parceiros do espaço irão apresentar a “I Mostra Norte Cultural”. Este evento, realizado de forma independente, é aberto ao público e a entrada é gratuita.
A programação da “I Mostra Norte Cultural” contará com a participação dos alunos das turmas Infantil e Jovens e Adultos do Projeto Circo Livre (patrocinado pelo PROMIC), das alunas da Escola de Dança Carol Aleixo (parceira cultural da AMASCLS), dos integrantes dos grupos residentes Hiber Circus e Tribo Percussão, além dos professores de dança Paulo César Pires, Anita Feitosa e José Carlos Viana. Para encerrar o evento, a DJ Nati Schwarz (parceira do espaço) convidará o público a afastar as cadeiras da plateia, transformando a ocasião em um animado bailinho flashback.
Confiram a programação completa:
19h – “Números Coletivos” – Projeto Circo Livre
19h20 – “Divertissement” – Escola de Dança Carol Aleixo
19h40 – “Danças de Salão” – Paulo César e Convidadas
20h – “Varietê” – Hiber Circus
20h20 – “Percussão Afro-Baiana” – Tribo Percussão
20h40 – “Passinho Flashback” – Anita e Zé Carlos
21h – “Discotecagem Flashback” – DJ Nati Schwarz
SERVIÇO:
I Mostra Norte Cultural
Quando: Sábado 18/10
Hora: 19h
Local: Norte Cultural – Rua Lino Sachetin, 498, bairro Luiz de Sá
Mostra Acaraxé
No sábado, dia 18 a Mostra Acaraxé se despede com uma programação diversificada que inclui oficinas, mostras e músicas voltadas à valorização da cultura afro-indígena brasileira. O evento acontece no Ponto de Cultura Vila Cultural Alma Brasil. A programação de encerramento do evento deste ano, que teve início no dia 5 de outubro com a oficina de Coco de Roda conduzida pela mestra Ana Lúcia, contará com uma variedade de atividades, repleta de música e expressões artísticas ligadas ao tema.

A partir das 15h, Bartira Menezes conduzirá uma oficina de Tambor de Crioula, uma manifestação cultural afro-brasileira do Maranhão que une dança em roda, canto e percussão de tambores. Durante essa atividade, a maranhense compartilhará os fundamentos dessa rica expressão cultural, seus gestos e significados, proporcionando uma vivência que valoriza o respeito e a preservação da tradição. Serão 25 vagas disponíveis, com inscrições abertas via formulário on-line.
Na sequência, serão apresentadas as oficinas de Capoeira Angola, lideradas pela mestra Maré das Águas; de Canto Popular, com Isabela Lorena; e de Dança Afro, conduzida pela dançarina Lena Silverman, que se apresentará acompanhada do grupo Tribo Percussão.
O encerramento da Mostra Acaraxé contará com uma palestra cantada intitulada “Kala, Kalazima: a Vadiação como Vontade Existencial”. Esta proposta de corpografias foi elaborada por Laís Fialho, pesquisadora das culturas afro-ameríndias, doutora em História, mulher do axé anticolonial e batuqueira, que entende a vadiação como uma expressão radical de liberdade, continuidade ancestral e resistência aos modos de produção coloniais.
A música será animada pela banda Pé de Laranjeira, com a discotecagem da DJ Talita Trovoada. No sábado, os participantes poderão desfrutar de comidas e bebidas, incluindo acarajé, pipoca, pastel, chopp, sucos e refrigerantes.

Antes do encerramento no sábado (18), na sexta-feira (17), a maranhense Bartira Menezes conduzirá uma oficina de aprimoramento em Caixa do Divino (um instrumento de percussão brasileiro, utilizado em manifestações populares como a Festa do Divino e a Congada), destinada aos que participaram do primeiro ciclo de formação em agosto deste ano.
Desde 2017, a Mostra Acaraxé deste ano teve início no dia 5 de outubro, com uma oficina de Coco de Roda, conduzida pela mestra Ana Lúcia.
A Vila Cultural Alma Brasil está localizada na Rua Argentina, número 693. O Projeto Mostra Acaraxé é viabilizado com recursos do Governo do Paraná, por meio do PNAB de fomento do Governo Federal. Além disso, a Vila Cultural Alma Brasil conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Farol Negro está em turnê com Bob Wayne
A banda londrinense Farol Negro se uniu ao músico norte-americano Bob Wayne para a “Brazil Tour 2025”. O quarteto paranaense está acompanhando o artista desde sua chegada ao Brasil, em 11 de outubro, para uma série de shows no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Bob Wayne é conhecido por seu estilo “Outlaw Country”, que tem afinidades com o bluegrass tocado pelo Farol Negro. Durante as apresentações, o Farol Negro executa seu próprio setlist e, em seguida, atua como banda de apoio para o músico norte-americano.
Conversamos com Demetrius Coutinho, vocalista do Farol Negro, sobre a experiência da turnê e a parceria com o artista internacional. Ouça neste episódio do Podcast da AlmA.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!
Por fim, clique no player e ouça o episódio 66. Hoje, o 66º EP do Podcast da AlmA traz a 1ª Mostra Norte Cultural, o encerramento da mostra Acaraxé e a turnê da banda Farol Negro com o músico norte-americano Bob Wayne.