in

A história de Ricardo Spinosa

Ricardo Spinosa Estação Memória

Nesta edição do podcast Estação Memória, o comunicador e dono da rádio Paiquerê FM, Ricardo Spinosa, é o destaque.

O podcast Estação Memória faz parte do programa de formação complementar “Produção em Radiojornalismo”, vinculado ao curso de Jornalismo da UEL.

Ouça o podcast:

A história de Ricardo Spinosa

 
 
00:00 /
 
1X

Ricardo Spinosa tem atualmente 80 anos, ele nasceu na cidade de Paraguaçu Paulista (SP). Quando entrou na faculdade, em 1973, já era casado com dona Judite e tinha três filhos. Após se formar em direito na Universidade Estadual de Londrina, deu aula na instituição durante 14 anos.

Sua história no rádio começou quando Spinosa tinha 14 anos e estreou na Rádio Clube Marconi , de Paraguaçu Paulista. Depois foi promovido e transferido para Franca (SP), Mogi das Cruzes (SP) até chegar em Londrina no dia 2 de janeiro de 1967.

Paiquerê

Em 1973, Ricardo Spinosa, começou a dirigir a Paiquerê AM, junto com outros sócios, até adquirir suas cotas societárias por inteiro. Foi ele quem fez a transferência da rádio Paiquerê AM para FM, a primeira rádio em Londrina a transmitir em Frequência Modulada (FM).

Ao lado da esposa Judite, o radialista Ricardo Spinosa recebeu a Medalha Ouro Verde, em comemoração ao aniversário de 40 anos da Rádio Paiquerê FM. A homenagem pública comprova a liderança na preferência dos ouvintes, fruto do trabalho sério e de credibilidade.

Orgulho
Spinosa tem orgulho de nunca ter entrado na vida política. Apesar de já ter sido convidado para se candidatar a diversos cargos, ele negou. Nem síndico do prédio ele aceitou ser. Ricardo Spinosa é um importante nome na história do rádio londrinense e referência para outros radialistas que também fazem parte desta história. 

Texto: Letícia Viana

Produção: Keli Gevezier (entrevista), Prof.Emerson Dias (orientação), Prof. Mário Benedito Sales (orientação) e Profª.Flávia Bespalhok (consultoria especial)

Edição: André Fiori e Bruno Cardial no Laboratório de Radiojornalismo da UEL.

Fotos: Divulgação Paiquerê FM

Adote esta causa: Maus tratos é crime

EP52 – Sobre causas culturais e humanas

Espaço provisório e memórias eternas

EP53 – Espaço provisório e memórias eternas