Os 50 anos do hip hop foram celebrados, no dia 01 de maio, no evento “Cambé em Flow”. Um incrível encontro cultural, onde aconteceram apresentações com talentos locais, muita música, dança e diversão para todas as idades.
Além disso, as crianças puderam aproveitar atividades recreativas. O evento foi organizado pelos produtores culturais e rappers do grupo Pesadelo Atual, Willian da Silva Azevedo e Jefferson José Pereira Lessa. O evento contou DJs, breaking, grafite, batalhas de MCs e diversas apresentações, todos elementos da cultura do hip hop. O ‘Cambé em Flow’ realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo com apoio da secretária de cultura de Cambé.
HIP HOP
Nascido no bairro do Bronx, em Nova York, no ano de 1973, o hip hop surge nas vozes de comunidades às quais os direitos sociais foram negados enquanto a violência sempre foi apresentada. Utilizando dois toca-discos e um microfone, o pioneiro jamaicano do funk e soul, DJ Kool Herc, revolucionou a música ao misturar dois discos, isolando e prolongando as batidas do bumbo, também conhecidas como “breaks”, ao mesmo tempo em que criava sobreposições sonoras rítmicas.
DJ Kool herc – Foto Steven Ferdman
Um dos primeiros hinos da velha guarda emergiu em 1979 com o sucesso do Sugarhill Gang, intitulado “Rapper’s Delight”. Inicialmente considerada enigmática pelos críticos da época, essa faixa, construída sobre uma amostra da música “Good Times” do Chic, rapidamente se solidificou como um marco, capturando de maneira concisa o espírito inaugural do hip-hop.
O rap e a mixagem, juntamente com o breakdance – uma nova forma de dança de rua que cresceu junto com a música – e o graffiti se tornaram os quatro pilares do movimento rebelde e inovador.