in

Dante Alighieri: fundador da língua italiana

Dante Alighieri I Bravissimi Cast

Dante Alighieri: fundador da língua italiana. O I Bravissimi Cast apresenta um podcast especial sobre este poeta. Confira!

AlmA Londrina Rádio Web
Dante Alighieri: fundador da língua italiana
/

Dante Alighieri: fundador da língua italiana.

Gostaria de começar esse podcast de maneira diferente, com duas perguntas: Por que um podcast sobre Dante Alighieri? E por que estudar um poeta medieval que morreu há 700 anos?

A resposta para ambas as perguntas é muito simples. Em primeiro lugar, este ano estamos celebrando justamente os 700 anos da morte de Dante Alighieri, que nasceu em 1265 e morreu em 1321. Por essa razão, nós da I Bravissimi quisemos também lembrá-lo, não só com este podcast, mas também com um curso completo sobre a vida e a obra desse importante personagem italiano, que estará disponível a partir do mês de março.

Esta, porém, não é a única razão pela qual vale a pena conhecer Dante Alighieri. Estudar Dante significa conhecer uma figura importante não só para literatura, língua e cultura italianas, mas para a Itália como nação. 

Dante é o fundador da língua italiana. Hoje na Itália se fala italiano porque, por volta de 700 anos atrás, Dante decidiu inventá-la. A diferença do português, do francês ou do espanhol – que são os idiomas falados pelos povos que deram origem às nações onde esses idiomas são falados – o italiano não é a língua de um povo que unificou uma nação e que deu a essa nação o seu idioma. 

O italiano é a língua de um poeta. O italiano é o resultado da genialidade de um poeta que decidiu escrever numa língua – que tinha como base a língua falada em Florença em 1300 – mas que na verdade foi ampliada, modificada, aperfeiçoada. Hoje o italiano é a língua de uma nação, mas tornou-se língua da Itália porque os italianos decidiram adotar a língua que Dante havia inventato. Adotou-se a língua que havia unificado intelectuais, poetas, artistas, mas que não era a língua de nenhum povo… era a língua de um poeta. Já esse aspecto é curioso e extraordinário, não? 

Além disso, Dante é também o pai da literatura italiana. Na sua obra, encontramos aspectos sociais, filosóficos, religiosos, políticos, artísticos, científicos da vida na Idade Média. Porém, mesmo sendo um autor medieval, Dante é extraordinariamente atual.

Por fim, Dante Alighieri é também uma referência decisiva da identidade nacional italiana, marcada por ele definitivamente tanto em base linguística e cultural, quanto política. Como prova disso, basta lembrarmos o quanto o conhecimento da Divina Comédia constituiu um elemento de identidade capaz de envolver todas as classes sociais e de atravessar os séculos, como modelo de vida e como um ponto de referência moral e social, muito mais do que expressão artística.

Não por último, estudar Dante torna-se extremamente atual, pois é um intelectual que critica severamente os valores, que podemos resumir como os valores da lógica do ganho e do acúmulo excessivo de capital por parte de poucos, que os séculos que se seguiram, viram expandir, até os dias de hoje.

Professor Rafael Sozzi
Professor Rafael Sozzi

Convidamos o professor Rafael Sozzi para responder algumas perguntas sobre Dante. Sozzi é graduado em Lettere- língua e cultura italiana: insegnamento dell’italiano a stranieri pela Universitá per Stranieri di Siena. É mestre em lingua, literatura e cultura italianas pela universidade de São Paulo, ainda atua como interprete e guia turistico. Atualmente reside na Italia e há um ano é professor  convidado na I Bravissimi

Curso “Encontro com o Dante”

Aprender sobre Dante é realmente maravilhoso. Mas, nossos estudos não param neste podcast. No dia 25 de março vamos comemorar os 700 anos de Dante com o lançamento do curso “Encontro com o Dante”, que será ministrado pelo professor Rafael Sozzi. Para mais informações envie um WhatsApp para (43) 9957-7031 e nos acompanhe nas redes sociais. 

I BRAVISSIMI CAST – Ficha Técnica

》Produção Radiofônica- Teixeira Quintiliano

》Edição- Thiago Franzim

》Apresentação- Letícia Cazarin 

》Produção- Hylea Ferraz e Carolina Romero

》Convidado- Rafael Sozzi

》Música- Sinfonia Dante de Franz Liszt com a Filarmonica de Berlim regência Daniel Barenboim 

Deep Purple Azylo Hotel

O legado nervoso do Deep Purple

The Trip Panis Et Circencis e o Governo Bolsonaro

Panis et Circencis e o Governo Bolsonaro