Edna Aguiar apresenta Brasiliana

Edna Aguiar durante a apresentação de "Brasiliana" - Foto: Valéria Felix

Após estrear no início do mês (7), o espetáculo solo “Brasiliana”, da atriz londrinense Edna Aguiar, inicia uma nova série de apresentações em Londrina a partir desta sexta-feira, dia 14 de agosto. O evento ocorre às 20h, na Usina Cultural, na Avenida Duque de Caxias, 4159.

A montagem utiliza o conceito de escrevivência para resgatar memórias de mulheres afetadas pela perda de território e pelas transformações urbanas no Paraná.

A dramaturgia foi escrita por Edna em parceria com Camila Feoli. A peça cruza memórias familiares com a trajetória de figuras históricas silenciadas, como a líder indígena Vanuíre.

Sobre a construção do texto, a artista relata que o processo partiu de um impacto pessoal para se tornar uma causa coletiva. “No princípio foi muito dolorido mesmo, mas com o tempo ficou claro para mim que não era sobre mim. Consequentemente, a dor foi passando e se juntou com todo mundo“, explica a atriz.

O projeto questiona o apagamento de nomes femininos na historiografia oficial do Estado do Paraná e enfatiza a necessidade de reparação histórica. Para a artista, dar luz a essas narrativas fortalece a identidade das mulheres paranaenses.

Para nós mulheres, principalmente paranaenses, mulheres negras e cafuzas, é essencial entrar em contato com essas mulheres todas que já se encantaram ou que estão por aqui“, destaca Edna.

Com direção cênica coletiva, a peça segue em cartaz na Usina Cultural entre os dias 14 e 16 de agosto, com sessões às 20h na sexta e no sábado, e às 16h e 20h no domingo.

Na sequência, a produção cumpre temporada no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, dos dias 20 a 22 de agosto. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com ingressos disponíveis para retirada na plataforma Sympla e nos locais do evento.

Sons do Brasil: A seresta vive com Roberto Seresteiro