Escritora londrinense Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça

O livro traz ilustrações da artista Carolina Panchoni, usando traços minimalistas e poéticos, que dialogam diretamente com a poesia da autora

Escritora Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça
O livro é composto por três cadernos que reúnem desde poemas e prosas poéticas - algumas trabalhadas por anos - além de crônicas e textos já publicados anteriormente - Foto: Divulgação

A escritora londrinense Samantha Abreu lançou nesta semana seu sexto livro, “Os Movimentos da Cabeça”. O trabalho é o sexto livro de Samantha Abreu e foi patrocinado pelo Promic – Programa Municipa de Incentivo à Cultura, por meio de uma bolsa de criação e circulaçao oferecida pelo edital 004/2023. Escritora Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça

É um livro que traz no projeto editoral três cadernos internos:

1. Olhar para Frente: uma seção com poemas e prosas poéticas inéditas e que vem sendo trabalhadas pela autora nos últimos 5 anos;
2. Olhar para Baixo – ao rés do chão: trará crônicas escritas pela autora e ainda não publicadas, sempre prezando por uma linguagem poética e subjetiva no olhar para o cotidiano. São textos escritos nos últimos oito anos, incluindo os anos mais restritivos da pandemia;
3. Olhar para Trás: uma seção que recuperará textos já publicados pela poeta em outros livros e agora escolhidos para compor uma antologia sensível.

Além disso, o livro traz ilustrações da artista Carolina Panchoni, usando traços minimalistas e poéticos, que dialogam diretamente com a poesia de Samantha Abreu. O projeto gráfico é do designer Marco Tavares com coordenação editoral da Atrito Arte, uma editora da nossa cidade e que possui no catálogo diversas obras que valorizam a literatura londrinense.

Escritora Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça

Sobre a obra
O texto de apresentação ficou por conta do escritor e professor Renato Forin Jr. Intitulado “Olhar para Dentro”, o texto destaca a linguagem poética de Samantha Abreu, além de sua versatilidade ao propor uma obra que apresenta ao leitor gêneros diferentes de textos:

“[…] Enquanto os poemas nos tiram o fôlego, as crônicas são um respiro. Aqueles falam a língua
do eterno, estas sussurram milagres cotidianos. O presente livro, ao reunir diferentes gêneros,
modos de olhar e tempos, textos inéditos e pretéritos, revela algo de superlativo sobre sua
autora. Samantha é um caso raro de escritora versátil, que, ao adentrar a maturidade literária,
conserva o espanto diante do mundo, mesmo este mundo anódino e apático. Sua poesia não é
incidental, mas estado de vida vertente, que lhe vaza e nos atravessa pelos sete buracos da
cabeça, aconchegando-se em vazios mais íntimos e profundos. “

A autora destaca os vazios poéticos que enfrentou nos últimos anos, sobretudo nos meses mais agudos da pandemia, bastando-lhe, então, seu trabalho com literatura nos campos da pesquisa, curadoria e produção de eventos. No entanto, um olhar poético também sobre o vazio e sobre a dor permitiu que a escrita ressurgise como ferramenta de expressão artística. No poema (de autoria própria) que aparece como epígrafe do livro, Samantha escreve:

O despropósito deste desejo de escrever um poema
justamente quando me parece que nada mais há para
ser dito.: apesar disso,
e a despeito do falatório,
dentro mim ele é inaugurado
pelo silêncio.

Samantha Abreu lança livro Os Movimentos da Cabeça
A escritora
Samantha Abreu é escritora, professora, pesquisadora e produtora cultural. Graduada em Letras, especialista em educação e mestre em estudos literários pela Universidade Estadual de Londrina.

Participa e organiza eventos literários, faz curadoria e programação, ministra oficinas e cursos na área de literatura, linguagem e escrita.

Publicou os livros “Fantasias para quando vier a chuva” (Orpheu, 2011); “Mulheres sob Descontrole” (Atrito Arte, 2015); “A Pequena Mão da Criança Morta” (Penalux, 2018); e “Debaixo das Unhas” (Olaria Cartonera, 2020), além do e-book “O coração e o voo” (Secretaria de Cultura do Paraná, 2021). Integra diversas antologias com autores de todo o país.

Também já foi publicada em sites, revistas e teve textos adaptados para o teatro. Recebeu, em 2020, o prêmio Outras Palavras de obras literárias, pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Os Movimentos da Cabeça é seu sexto livro.

Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões

Mais de 80 mil plays – Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões

Afroribeirinhos toca neste sábado em Londrina

Afroribeirinhos (RJ) faz show gratuito neste sábado no Barbearia em Londrina