A Biblioteca Pública Central está recebendo a exposição “Escrita e Cura”, resultado de uma oficina de criação literária voltada para mulheres, idealizada e conduzida pela jornalista e doutora em Literatura, Layse Barnabé de Moraes.

A abertura ocorrerá na quinta-feira (18) e incluirá um bate-papo com a jornalista e escritora Layse Barnabé de Moraes, além de um pocket show com a rapper Cleópatra.

Este projeto, que foi contemplado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), apresenta ao público uma seleção de textos criados durante as oficinas realizadas em 2025, na Biblioteca Pública de Londrina, na Cadeia Pública Feminina de Londrina, nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e no CLCH-UEL.

A exposição reúne escritos das mulheres participantes das oficinas, que refletem sobre a própria criação literária e a experiência de ser mulher, articulados pelo conceito da poética da cura — tema da pesquisa de doutorado de Layse e eixo central que inspirou a criação do projeto. Além disso, a exposição também convida o público a escrever, entrando nesse movimento de linguagem, criação e rompimento de silêncios por meio de um papel ativo.
Para Layse, “a poética da cura não é fim, nem solução. É movimento. Um salto em direção ao desconhecido, um pacto com a linguagem. É o gesto de transformar o que atravessa o corpo em criação. Nesse território literário, a escrita funciona como colete salva-vidas e também como ponte: é quando alcança outras pessoas que ganha força, eco e sentido.”
Inspirada por nomes como Audre Lorde, Cecília Salles e Hélène Cixous, a exposição apresenta textos marcados por coragem e enfrentamento, um corpo coletivo de escrita que insiste, resiste e se move pela literatura.
SERVIÇO:
Abertura da Exposição “Escrita e cura”
Bate-papo com Layse Barnabé de Moraes + pocket show com a rapper Cleópatra
Biblioteca Pública Central
18/12 (quinta-feira)
19h
Texto assessorIa de imprensa: Layse Barnabé de Moraes

