
PODCAST DA ALMA EP 29
Hoje, o 29º episódio do Podcast da AlmA traz o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, o projeto Quando a Acessibilidade Entra em Cena e o lançamento do single ‘Pano de fundo’.
Festival Quizomba de Culturas Tradicionais
A primeira edição de 2025 do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais teve na quarta, dia 02 e segue até domingo, dia 06. O Festival traz para a cidade a proposta de uma imersão nas tradições juninas e julinas, com um foco especial nas contribuições fundamentais das culturas indígena e afro-brasileira.

O Festival é uma realização do Coletivo Quizomba em parceria com a ALMA, impulsionado pelo fomento renovado do Programa de Ações Continuadas da FUNARTE (2023). Este ano, o evento ganha ainda mais força com a colaboração do Projeto RUAR, outra iniciativa do Coletivo Quizomba e ALMA, desta vez apoiado pela COPEL através do PROFICE, programa de fomento da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

A edição de 2025 do festival terá 5 dias de celebração e aprendizado, com uma programação diversificada. Começa com uma Abertura Cultural com o Grupo Bumba meu Boi Estrela da Vila e uma “Conversa para Nutrir” com Alene de Godoy. No segundo dia, haverá o CineClube Quizomba, com exibições de curtas do COCINE e uma roda de conversa. As oficinas formativas ocorrerão no Canto do MARL, com o grupo Bumba meu Boi Anjos da Guarda e a Mestra Martinha do Coco. O encerramento contará com show da Mestra Martinha, DJ Dan Black e a Feirinha da Economia Criativa. As atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.

Links para se inscrever nas oficinas:
Oficina de Percussão e Dança com Mestre Valdeir e o Boi Anjos da Guarda (Maringá-PR)
A gente conversou a Luiza Braga, umas das integrantes do coletivo Quizomba que nos trouxe mais detalhes sobre a programação do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais. Confira no podcast da Alma!
Projeto promove Acessibilidade nas Artes
Estão abertas as inscrições para o workshop “Libras em Cena”, de 10 a 13 de julho, no Sesc Cadeião em Londrina, das 14h às 17h, ministrado por Thaís Pimpão. O evento faz parte do projeto “Quando a Acessibilidade Entra em Cena”, apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc. Além do workshop, haverá a palestra “Diversidades, deficiências e capacitismos: mediação para uma cultura acessível”, no dia 12 de julho, às 11h, com Fabricio Moser.

Thais Pimpão é atriz e professora especializada em LIBRAS, com um trabalho que destaca comunicação, presença e diversidade de linguagens. Ela atua com companhias renomadas, se apresentando em 20 estados brasileiros e em países como Dinamarca e Itália. Além do teatro, possui experiências em cinema, televisão e publicidade, enfatizando a linguagem do corpo. Seu trabalho celebra a arte como um espaço de encontro e transformação.
A participação no workshop é gratuita requer inscrição via formulário online https://forms.gle/
Neste podcast, conversamos com o Marcos Martins, idealizador do projeto Acessibilidade em Cena que trouxe detalhes do projeto “Quando a Acessibilidade Entra em Cena” e com a a atriz, professora, especialistas em libras Thais Pimpão.
Serviço:
Workshop “Libras em Cena” com Thais Pimpão (SP)
Data: de 10 a 13 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Sala de espetáculos do Sesc Cadeião Cultural
Gratuito – Inscrições online pelo link https://forms.gle/FE5BueUbYvjdK7nQ6
Palestra “Diversidades, deficiências e capacitismos: mediação para uma cultura acessível” com Fabricio Moser (RJ)
Data: 12 de julho
Horário: 11h
Local: Sala de espetáculos do Sesc Cadeião Cultural
Gratuito
Mais informações: projetocenaacessivel@gmail.com
Tiago Ponti acaba de lançar o single ‘Pano de Fundo’
O produtor radiofônico da Alma Londrina, Tiago Ponti acaba de lançar um novo single. A música “Pano de Fundo” já está disponível nas plataformas digitais.Em “Pano de Fundo”, o multiartista combina elementos eletrônicos e arranjos melancólicos para explorar a dor silenciosa de quem observa o mundo desmoronando ao seu redor. Com letras confessionais e uma atmosfera densa, a faixa reflete sobre abandono, mudanças e disfarces cotidianos, tendo a tragédia como um cenário constante.

Tiago Ponti começou sua carreira solo durante a pandemia. Seu primeiro single, “Não Queremos uma Revolta”, foi lançado sob a produção de Jess Kahane. Agora, “Pano de Fundo” é seu quarto lançamento, gravado e produzido inteiramente por ele.
Residente em Londrina, Tiago Ponti iniciou sua jornada artística inspirado pela música dos anos 1990, especialmente pelo rock alternativo de Seattle e pela energia do hardcore e punk rock californiano. Ele integrou a banda “Silêncio!” no início dos anos 2000 e atualmente faz parte dos grupos Escopo e Os Céticos.
Conversamos com o multiartista Tiago Ponti, que compartilhou detalhes de como foi produzido o single “Pano de Fundo”. Confira no podcast.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!
Por fim, clique no player e ouça nosso podcast. Hoje, o 29º episódio do Podcast da AlmA traz o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, o projeto Quando a Acessibilidade Entra em Cena e o lançamento do single ‘Pano de fundo’.