Literatura Negra, Danças Árabes e Garfada

Jornalismo Cultural
Jornalismo Cultural
Literatura Negra, Danças Árabes e Garfada
Loading
/

PODCAST DA ALMA EP 67

Hoje, o 67º EP do Podcast da AlmA traz a palestra sobre Literatura Negra com a jornalista Isabela Cunha, o livro e as oficinas de Daniele Zago sobre danças árabes e o show de estreia da banda Garfada.

Usina Cultural recebe palestra gratuita sobre Literatura Negra

A Usina Cultural recebe hoje, sexta-feira, 24, às 20h, a palestra “Cultura e Literatura Negra”. A atividade tem entrada gratuita e será conduzida pela escritora e jornalista londrinense Isabela Cunha.

O encontro visa explorar a literatura negra como forma de expressão cultural e resistência, destacando obras e autores afro-brasileiros que transformaram o cenário nacional.

Autora de livros como “Cianureto” e “Dia de Festa no Brasil”, Isabela defende esta arte como um direito acessível a todos e uma vivência que se forma a partir da oralidade e das experiências de vida das pessoas negras.

As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla. O evento integra a programação do projeto “Pontes de Cultura – engrenagens do futuro”, realizado com recursos da PNAB, e busca promover um debate democrático e necessário sobre memória, resistência e a produção cultural.

A Usina Cultural fica na Avenida Duque de Caxias, número 4159, e o evento é aberto a todos.

Daniele Zago oferece três oficinas de danças árabes

Londrina terá uma programação especial de formação em danças árabes. O projeto “Livro – Metodologia Daniele Zago: ensino e aprendizado de Danças Árabes” inclui a criação de uma obra inédita e a oferta de três oficinas gratuitas de vivência artística. A iniciativa acontece entre novembro e dezembro.

O projeto é idealizado pela professora, bailarina internacional e pesquisadora Daniele Zago, que acumula 17 anos de carreira. O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.

O livro em desenvolvimento sistematiza o vasto conteúdo da trajetória da artista, cobrindo temas como história das danças árabes, ritmos, folclore e benefícios para a saúde. Três oficinas presenciais e gratuitas serão oferecidas em Londrina:

  • 1º de novembro (14h) – Vila Cultural Alma Brasil: Oficina sobre a História da Raqs Sharqi (dança do ventre).
  • 2 de novembro (14h) – Vila Cultural Alma Brasil: Oficina prática de Dança do Ventre, focando no repertório básico de passos.
  • 6 de dezembro (14h) – Escola de Danças Árabes Daniele Zago: Oficina de Compreensão musical para a prática de danças árabes.

As atividades têm faixa etária livre. As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira, dia 22/10, por meio de formulário de autodeclaração. O link está disponível na bio do Instagram de Daniele e pelo WhatsApp (43) 99656-1600. As primeiras 30 inscrições aprovadas receberão gratuitamente um exemplar do livro (físico ou acessível) em dezembro.

Daniela Zago – Foto Divulgação

Banda Garfada faz show de estreia neste sábado

A banda londrinense de punk rock Garfada, que recentemente estreou o single “Camisa Amarela”, faz seu primeiro show. A apresentação é neste sábado, 25 de outubro, no Køfi Café Lounge, a partir das 18h, com entrada gratuita.

O show é a oportunidade para o público conhecer o som “indigesto” do quarteto. O grupo possui Felipe (voz), Alexandre (guitarra), Rodrigo (baixo) e Ainho (bateria). A expectativa é entregar a energia crua e debochada do punk rock, com promessa de “barulho com propósito” e muita rodinha.

O repertório da noite será integralmente autoral, contando com dez músicas próprias. A banda optou por não incluir covers para focar em suas letras, ideias e críticas sociais.

Confira abaixo o videoclipe do single “Camisa Amarela”.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Por fim, clique no player e ouça o episódio 67. Hoje, o 67º EP do Podcast da AlmA traz a palestra sobre Literatura Negra com a jornalista Isabela Cunha, o livro e as oficinas de Daniele Zago sobre danças árabes e o show de estreia da banda Garfada.

Hora do Sabbat: Júlia Ourique fala de Feminismo na Música

Leandro Palmerah: bibliotecas, música e cultura negra