Mais de 80 mil plays – Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões

Gravado entre 2020 e 2023, o álbum foi precedido por 3 singles, cujos clipes totalizam mais de 80 mil plays. O músico Yuri Muller compôs e gravou todos os instrumentos do álbum

Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões
Hoje, a banda é formada por Renan Tonello, Yuri Muller, Luís Lima e Jacques Chiba - Foto: Fernando Stein

Banda Serena lança álbum Parque das ilusões

Pop punk, melodias, riffs que remetem ao “NuMetal” e até a música pop são alguns dos elementos presentes no álbum “Parque das ilusões” da banda Serena, que será lançado no próximo dia 25 de outubro. O projeto foi criado pelo músico e produtor Yuri Muller (Narinas, Rastera, Crappy Jazz, Sarrrada). Os três primeiros singles, lançados em abril, junho e agosto deste ano, totalizam já mais de 80 mil plays no Youtube. No Spotify, as três faixas atingiram quase 90 mil execuções. O pré-save do álbum pode ser feito aqui.

Yuri gravou todos os instrumentos, produziu e mixou as faixas no Pai Muller Studio. Hoje, fazem parte da banda também o baterista Jacques Chiba (Wild Test, Scartrama) que passou a integrar o grupo em 2023, o guitarrista e também vocalista Renan Tonello (Gatos de Bordel, Crappy Jazz, Sarrrada) e o baixista Luís Lima, que passaram a fazer parte da banda em 2024. Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões

Segundo o músico, algumas dificuldades surgiram durante o processo. “Foi um grande laboratório. Eu comecei criando riffs e melodias na guitarra, e por aí, já surgiam melodias para o vocal e algumas letras. Eu também já ia testando baixos e baterias nesse processo de composição, gravando umas demos, até escolher quais faixas entraram pro álbum e que seriam produzidas pra valer.”, conta Yuri.

Parque das Ilusões – O álbum foi gerido durante um período, no qual decisões e mudanças no próprio formato foram sendo incorporadas, inclusive, sobre quem seria o vocalista. “Mas como já havia decidido no começo que faria tudo sozinho e também não tinha encontrado alguém para se juntar, eu mesmo fiz os vocais. Mas a Serena ainda é uma metamorfose e segue em processo de evolução. Os vocais já estão sendo divididos entre mim e o Renan Tonello (que passou a fazer parte da banda em 2023)”, contou Yuri.

O álbum incorpora sonoridades variadas, às vezes mais introspectivas ou apostando no peso de guitarras. A temática das letras toca em temas como relacionamentos falhos e não reciprocidade (em faixas como Castelo de Trevas e Mais um Dia), a ideia de seguir um caminho que você não quer, mas precisa (Perto do Fim), solidão e autoestima (Contramão), auto sabotagem (Caos) e outros conflitos.Banda Serena lança 1º álbum Parque das ilusões

O álbum conta também com uma nova versão da faixa Ruínas (originalmente gravada para o Crappy Jazz, composta junto com o baixista Silva Leonel). “Essa é uma das minhas faixas preferidas do Crappy Jazz e uma das primeiras músicas onde eu tinha começado a compor em português. A banda tem um lugar no meu coração e eu quis fazer uma versão ‘Serena’ pra ela como homenagem”, citou Muller.

A banda – O Serena está em atividade desde 2020. Iniciou os trabalhos um pouco antes da pandemia. “Eu estava querendo trabalhar e depositar energia em um novo projeto e comecei a busca por parceiros que embarcassem nesse objetivo. Depois de algum tempo sem sucesso, decidi então começar o projeto sozinho. A ideia foi dar início às composições, mesmo sem banda”, conta Yuri. Segundo ele, a ideia inicial foi de formar o projeto completo e depois achar pessoas que gostassem do som para agregar futuramente.

As músicas, segundo Yuri, passaram por um extenso processo de gestação até que finalmente passaram a tomar forma. O músico contou ainda que o projeto foi tomando forma e sonoridade sem um planejamento muito fixo de como deveria se parecer. “Acho que é um conjunto de experiências de composições anteriores e também sentimentos. Nada foi criado pensando em trends ou sons que estão em alta, foi tudo naturalmente saindo de mim.  Eu realmente voltei a ouvir bastante coisa antiga que ouvia no começo (quando comecei a tocar) e que me marcaram bastante, tanto na vida, como na aprendizagem de composição”, contou Yuri.

Assim como os singles anteriores, o álbum mostra influências de bandas como Blink 182, System of a Down, Paramore, Red Hot Chilli Peppers, Nofx, Igorrr, Venetian Snares e até  coisas como Los Hermanos, Dead Fish e a banda de hardcore “Pense” influenciaram no trabalho.


Informações
Álbum “Parque das Ilusões” – Disponível em todas as plataformas digitais
Informações: instagram.com/serenarockbr/
Composição e Produção musical: Yuri Muller
Mixagem e Masterização: Yuri Muller no Pai Muller Studio

Estúdio de Rádio Móvel na Casa Acolhedora

Escritora Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça

Escritora londrinense Samantha Abreu lança 6º livro Os Movimentos da Cabeça