
PODCAST DA ALMA EP 43
Hoje, o 43º EP do Podcast da AlmA traz a Roda de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”, a programação do ECOH e novo álbum do Luizga.
Mulheres Negras na Música
Aprovado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, o projeto “Imortais, Vozes que Ecoam” realizará, na próxima quinta-feira (14) e também no dia 21, a Roda de Conversa intitulada “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”. O evento ocorrerá na Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati, localizada no Bairro Ouro Branco, em Londrina.

Idealizado pela cantora Cecília Bandeira, o projeto também propõe a criação de um concerto que apresentará um repertório de músicas que emergiram das vozes de mulheres negras do jazz e do blues. Entre as artistas destacadas estão Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nina Simone e Ma Rainey, cujas histórias foram historicamente marginalizadas e silenciadas.
As rodas de conversa servirão como uma introdução aos concertos com uma orquestra de câmara, que estão programados para novembro, especificamente nos dias 22 e 23, no Teatro Ouro Verde, sob a direção de Eduardo Assad Sahão. Na próxima quinta, a Roda de Conversa acontece às 15h, e no dia 21, às 10h. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo WhatsApp (43) 3154-6611 e o mesmo vale para a Roda do dia 21, com a inscrição antes do evento, obrigatória.
Os concertos nos dias 22 e 23 de novembro no Teatro Ouro Verde celebrarão o Dia da Consciência Negra, destacando a importância das Mulheres Pretas na música. Serão oferecidos ingressos acessíveis, com 20% distribuídos gratuitamente na comunidade local e outros 10% pelo PROMIC, promovendo o acesso à cultura e a luta antirracista. Cecília Bandeira, artista e produtora com mais de 20 anos de experiência no Paraná, é graduanda em Licenciatura em Música e atua como produtora e cantora do Grupo Lisser, referência no gênero em Londrina.
SERVIÇO:
Rodas de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios” com Cecília Bandeira
Dias: 14 e 21 de agosto, às 15h e 10h, respectivamente. Inscrição prévia obrigatória pelo WhatsApp (43) 3154-6611.
Local: Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Bairro Ouro Branco)
Gratuito – Classificação indicativa LIVRE.
“Imortais, Vozes que Ecoam” é um projeto aprovado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina.
14º Encontro de Contadores de Histórias (ECOH)
O Encontro de Contadores de Histórias de Londrina chega a sua 14º edição e tem inicio no dia 17 de agosto e serão duas semanas de atividades. Neste ano, a programação vem ainda mais afetiva, marcada pela partida da idealizadora do festival, a jornalista e produtora cultural Claudia Silva, que faleceu em abril. Espetáculos, oficinas, rodas de conversa, exposições e vivências artísticas compõem o programa, que valoriza tanto a tradição quanto a experimentação na arte de contar histórias.

A atriz londrinense Marina Dasaque dará início à programação no domingo, dia 17, no Assentamento Nossa Senhora da Aparecida, localizado na região norte de Londrina, próximo ao Jardim São Jorge, durante a abertura do 14º Encontro de Contadores de Histórias (ECOH). Essa comunidade, que foi formada há 25 anos e atualmente abriga cerca de 640 famílias, encontra-se na mesma rua do Projeto Servir Sempre, uma referência útil para quem precisar localizar o endereço no GPS.
A programação começa às 15h, com atividades divertidas conduzidas por Meire Valin e um espaço dedicado ao letramento racial, mediado pelo bibliotecário Leandro Palmerah. Em seguida, o público poderá desfrutar, na praça, do espetáculo *Miúda Giganta*. O evento tem como objetivo atrair não apenas os moradores da região, mas também visitantes de outras áreas da cidade.

Com mais de 40 atividades gratuitas em duas semanas de programação (17 a 30 de agosto), o ECOH inicia apresentações nas escolas da rede municipal no dia 18 e leva espetáculos abertos a bibliotecas e espaços culturais. A atriz Thainara Pereira apresenta Pret(A) – Resquícios de uma Mulher Só, monólogo inspirado no livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, de Jarid Arraes. Ela também divide a cena com o músico Diego Loman em Mala e Cuia, que tem duas apresentações (19 e 20).
A programação inclui ainda Alakazam Alakazim, de Cris Donassolo (Ponta Grossa), na Biblioteca Infantil; Ciranda de Histórias, com Carine Haziel (RJ), que percorre bibliotecas e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa; e Pássaro Preto – Emissários da Vida e da Morte, de Cristiana Ceschi (SP), no Sesc Cadeião. No sábado (23), Ana Paula Carneiro (SP) leva O Rei que Ficou Cego – Histórias da Nana ao Jardim Califórnia e, à noite, o Espaço Cultural Seta recebe Celebrar é verbo infinito, homenagem à idealizadora do ECOH, Claudia Silva.
Oficinas e exposição
Os interessados em aprender mais sobre narrativa oral, já podem se inscrever nas oficinas do ECOH. Na quarta-feira (20), Cristiana Ceschi ministra O Fio Vermelho das Histórias no Complexo Educa, oficina sobre ritmo e conexão na narrativa. No dia 21, a oficina Narrações Geoartísticas, com Cadu Cinelli, no Sesc Cadeião, marca a abertura da exposição Caminhos das Águas, da Companhia Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ), que reúne obras têxteis e vídeos sobre os fluxos simbólicos da água em diferentes culturas e fica em cartaz até outubro. No dia 23, Leticia Liesenfeld conduz Dinâmicas da narração de histórias: vocalidade, escuta e cumplicidade no Sesc Centro. A programação contempla ainda, no dia 27, a oficina com Daniella D’Andrea e Warley Goulart (RJ), Horizonte imaginário: pontos de vista sobre o ofício do narrador, na Sala de Projetos do Departamento de Arte Visual da UEL. Todas as oficinas estão com inscrições abertas. Acesse a programação completa em ecoh.art.br.
14º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina
De 17 a 30 de agosto de 2025
Realização: Instituto Cidadania
Produção: Coletivo ECOH
Patrocínio: Política Nacional Aldir Blanc/Minc, via Secretaria Municipal de Cultura de Londrina
Parceria: Rádio UEL FM, Vila Cultural Casa da Vila, CLAC, Alma Cultural, Centro Cultural Seta, Sesc.
Mais informações:
https://www.instagram.com/ecohpr/
https://www.facebook.com/EcohPr
Luizga lança Yemamaya
O artista mineiro Luiz Gabriel Lopes, conhecido como LUIZGA lançou no final do mês de junho álbum Yemamaya e conta com diversas participações.
O LuizGá já liderou bandas como Graveola, TiãoDuá e Rosa Neon. Ele já se apresentou em mais de 20 países e colaborou com artistas renomados da música brasileira, possuindo uma discografia rica, incluindo trabalhos solo e coletivos, com forte engajamento na cultura indígena.
Ele também já passou por Londrina com a banda Graveola e seu projeto solo com ambas a apresentações na Festa Barbada.
O álbum ‘Iemamaya’ é a mais nova obra de Luizga. Trata-se de uma colaboração com Izen, um produtor francês, que teve início em 2022, com o lançamento de um EP contendo cinco faixas. Essa foi a primeira parceria de produção entre os dois. A música ‘Iemamaya’ se destacou e se tornou um pequeno clássico em diversos circuitos, o que nos motivou a dar continuidade ao projeto e criar a segunda parte do disco. O EP evoluiu para um álbum, que ganhou uma belíssima edição em vinil. Um LP com dez faixas foi lançado pela Elis Records, um selo francês, e o disco conta com algumas participações especiais.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!
Por fim, clique no player e ouça o episódio 43 e confira a Roda de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”, a programação do ECOH e novo álbum do Luizga.