Mulheres Negras na Música, ECOH e Luizga

Podcast da AlmA
Podcast da AlmA
Mulheres Negras na Música, ECOH e Luizga
Loading
/

PODCAST DA ALMA EP 43

Hoje, o 43º EP do Podcast da AlmA traz a Roda de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”, a programação do ECOH e novo álbum do Luizga.

Mulheres Negras na Música

Aprovado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, o projeto “Imortais, Vozes que Ecoam” realizará, na próxima quinta-feira (14) e também no dia 21, a Roda de Conversa intitulada “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”. O evento ocorrerá na Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati, localizada no Bairro Ouro Branco, em Londrina.

Cecilia Bandeira – Foto Renilson Guimaraes

Idealizado pela cantora Cecília Bandeira, o projeto também propõe a criação de um concerto que apresentará um repertório de músicas que emergiram das vozes de mulheres negras do jazz e do blues. Entre as artistas destacadas estão Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nina Simone e Ma Rainey, cujas histórias foram historicamente marginalizadas e silenciadas.

As rodas de conversa servirão como uma introdução aos concertos com uma orquestra de câmara, que estão programados para novembro, especificamente nos dias 22 e 23, no Teatro Ouro Verde, sob a direção de Eduardo Assad Sahão. Na próxima quinta, a Roda de Conversa acontece às 15h, e no dia 21, às 10h. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo WhatsApp (43) 3154-6611 e o mesmo vale para a Roda do dia 21, com a inscrição antes do evento, obrigatória.

Os concertos nos dias 22 e 23 de novembro no Teatro Ouro Verde celebrarão o Dia da Consciência Negra, destacando a importância das Mulheres Pretas na música. Serão oferecidos ingressos acessíveis, com 20% distribuídos gratuitamente na comunidade local e outros 10% pelo PROMIC, promovendo o acesso à cultura e a luta antirracista. Cecília Bandeira, artista e produtora com mais de 20 anos de experiência no Paraná, é graduanda em Licenciatura em Música e atua como produtora e cantora do Grupo Lisser, referência no gênero em Londrina.

SERVIÇO:

Rodas de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios” com Cecília Bandeira

Dias: 14 e 21 de agosto, às 15h e 10h, respectivamente. Inscrição prévia obrigatória pelo WhatsApp (43) 3154-6611.

Local: Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Bairro Ouro Branco)

Gratuito – Classificação indicativa LIVRE.

 “Imortais, Vozes que Ecoam” é um projeto aprovado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina.

 

14º Encontro de Contadores de Histórias (ECOH)

O Encontro de Contadores de Histórias de Londrina chega a sua 14º edição e tem inicio no dia 17 de agosto e serão duas semanas de atividades. Neste ano, a programação vem ainda mais afetiva, marcada pela partida da idealizadora do festival, a jornalista e produtora cultural Claudia Silva, que faleceu em abril. Espetáculos, oficinas, rodas de conversa, exposições e vivências artísticas compõem o programa, que valoriza tanto a tradição quanto a experimentação na arte de contar histórias.

Claudia Silva – Foto Valéria Felix

A atriz londrinense Marina Dasaque dará início à programação no domingo, dia 17, no Assentamento Nossa Senhora da Aparecida, localizado na região norte de Londrina, próximo ao Jardim São Jorge, durante a abertura do 14º Encontro de Contadores de Histórias (ECOH). Essa comunidade, que foi formada há 25 anos e atualmente abriga cerca de 640 famílias, encontra-se na mesma rua do Projeto Servir Sempre, uma referência útil para quem precisar localizar o endereço no GPS.

A programação começa às 15h, com atividades divertidas conduzidas por Meire Valin e um espaço dedicado ao letramento racial, mediado pelo bibliotecário Leandro Palmerah. Em seguida, o público poderá desfrutar, na praça, do espetáculo *Miúda Giganta*. O evento tem como objetivo atrair não apenas os moradores da região, mas também visitantes de outras áreas da cidade.

Thainara Pereira – Foto Fábio Alcover

Com mais de 40 atividades gratuitas em duas semanas de programação (17 a 30 de agosto), o ECOH inicia apresentações nas escolas da rede municipal no dia 18 e leva espetáculos abertos a bibliotecas e espaços culturais. A atriz Thainara Pereira apresenta Pret(A) – Resquícios de uma Mulher Só, monólogo inspirado no livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, de Jarid Arraes. Ela também divide a cena com o músico Diego Loman em Mala e Cuia, que tem duas apresentações (19 e 20).

A programação inclui ainda Alakazam Alakazim, de Cris Donassolo (Ponta Grossa), na Biblioteca Infantil; Ciranda de Histórias, com Carine Haziel (RJ), que percorre bibliotecas e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa; e Pássaro Preto – Emissários da Vida e da Morte, de Cristiana Ceschi (SP), no Sesc Cadeião. No sábado (23), Ana Paula Carneiro (SP) leva O Rei que Ficou Cego – Histórias da Nana ao Jardim Califórnia e, à noite, o Espaço Cultural Seta recebe Celebrar é verbo infinito, homenagem à idealizadora do ECOH, Claudia Silva.

Oficinas e exposição

Os interessados em aprender mais sobre narrativa oral, já podem se inscrever nas oficinas do ECOH. Na quarta-feira (20), Cristiana Ceschi ministra O Fio Vermelho das Histórias no Complexo Educa, oficina sobre ritmo e conexão na narrativa. No dia 21, a oficina Narrações Geoartísticas, com Cadu Cinelli, no Sesc Cadeião, marca a abertura da exposição Caminhos das Águas, da Companhia Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ), que reúne obras têxteis e vídeos sobre os fluxos simbólicos da água em diferentes culturas e fica em cartaz até outubro. No dia 23, Leticia Liesenfeld conduz Dinâmicas da narração de histórias: vocalidade, escuta e cumplicidade no Sesc Centro. A programação contempla ainda, no dia 27, a oficina com Daniella D’Andrea e Warley Goulart (RJ), Horizonte imaginário: pontos de vista sobre o ofício do narrador, na Sala de Projetos do Departamento de Arte Visual da UEL. Todas as oficinas estão com inscrições abertas. Acesse a programação completa em ecoh.art.br.

14º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina
De 17 a 30 de agosto de 2025
Realização: Instituto Cidadania
Produção: Coletivo ECOH

Patrocínio: Política Nacional Aldir Blanc/Minc, via Secretaria Municipal de Cultura de Londrina
Parceria: Rádio UEL FM, Vila Cultural Casa da Vila, CLAC, Alma Cultural, Centro Cultural Seta, Sesc.

Mais informações:

https://ecoh.art.br/

https://www.instagram.com/ecohpr/

https://www.facebook.com/EcohPr

Luizga lança Yemamaya

O artista mineiro Luiz Gabriel Lopes, conhecido como LUIZGA lançou no final do mês de junho álbum Yemamaya e conta com diversas participações.

O LuizGá já liderou bandas como Graveola, TiãoDuá e Rosa Neon. Ele já se apresentou em mais de 20 países e colaborou com artistas renomados da música brasileira, possuindo uma discografia rica, incluindo trabalhos solo e coletivos, com forte engajamento na cultura indígena.

Ele também já passou por Londrina com a banda Graveola e seu projeto solo com ambas a apresentações na Festa Barbada.

O álbum ‘Iemamaya’ é a mais nova obra de Luizga. Trata-se de uma colaboração com Izen, um produtor francês, que teve início em 2022, com o lançamento de um EP contendo cinco faixas. Essa foi a primeira parceria de produção entre os dois. A música ‘Iemamaya’ se destacou e se tornou um pequeno clássico em diversos circuitos, o que nos motivou a dar continuidade ao projeto e criar a segunda parte do disco. O EP evoluiu para um álbum, que ganhou uma belíssima edição em vinil. Um LP com dez faixas foi lançado pela Elis Records, um selo francês, e o disco conta com algumas participações especiais.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Por fim, clique no player e ouça o episódio 43 e confira a Roda de Conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”, a programação do ECOH e novo álbum do Luizga.

Podcast da Alma: Camila Sena entrevista Isabela Lorena

Correria, Moda Kaigang e O Hipertrópico