Após a difusão do mote #Elenão por dezenas de mulheres em redes sociais, um protesto de grandes proporções contra o candidato Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi realizado no último sábado (29) em diversas cidades incluindo Londrina.
Por Camilla Giovanna Fotos Andressa Rossi
Milhares de mulheres de várias partes do Brasil e do mundo foram às ruas durante a manhã do último sábado. Aqui na cidade, a concentração ocorreu às 10h em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. A Frente Feminista de Londrina convidou as mulheres para irem às ruas lutar por seus direitos.
Segundo uma das organizadoras da manifestação, Meire Moreno, as mulheres estão lutando contra o fascismo, contra qualquer forma de racismo, contra as políticas reacionárias e conservadoras e contra machismo. “Estamos unidas contra todo universo que Bolsonaro representa“. Ela afirma que o grito das mulheres hoje vai ecoar nas urnas.
Além das mulheres, muitos homens também estavam presentes apoiando a manifestação contra o fascismo. Rafael Colli que também estava presente declara ser a favor de todo protesto que as mulheres estavam realizando e diz que a luta é universal. “O homem tem que reconhecer o lugar da mulher – que é onde ela quiser. E, ela está aqui hoje, então temos que estar aqui apoiando”, comenta.
Claudete Fátima Ruas, participante do movimento, protesta contra o candidato e afirma que ele representa tudo de pior que pode existir em uma sociedade. “Não podemos permitir que uma criatura como essa chegue ao posto maior de um País. Não é possível”, diz.
Durante todo o percurso foram ouvidas expressões como “Ele não! Ele nunca!” e “É pela vida das mulheres!”. Além disso, as mulheres cantavam músicas contra o machismo e o fascismo. A cor roxa foi escolhida para caracterizar o movimento por não fazer parte de nenhum partido específico.
As eleições vão acontecer no próximo domingo, dia 7 de outubro e o movimento das mulheres promete vir com força para vencer o candidato nas urnas.
Confira a entrevista realizada por Camilla Giovanna no link abaixo: