Paulo Menten é destaque de exposição no Museu de Arte de Londrina

Paulo Menten

Paulo Menten é destaque no Museu de Arte de Londrina com a exposição “Litografia e Paulo Menten”. De 17 de fevereiro a 2 de abril, a mostra, sob a curadoria de Raphael Menten, apresenta a produção de litografias do artista Paulo Menten com obras da década de 1970 a 1980, registros fotográficos, vídeos e materiais de litografia. O público pode conferir a exposição de terça a sexta-feira, das 9 às 17h30; sábados, das 9 às 17 horas; e domingos, das 13 às 17 horas, na Rua Benjamin Constant, 900.

O artista

Paulistano de 1927, Paulo Menten é formado no curso livre de desenho do Museu de Arte de São Paulo e foi pupilo de Lívio Abramo no curso de xilogravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960, respectivamente.

Logo que iniciou suas criações, Menten foi premiado pela primeira vez em 1958 no Primeiro Salão Bancário de Arte, com Menção Honrosa em pintura e primeiro prêmio em desenho. Posteriormente, o artista conquistou o Prêmio Aquisitivo “Itamaraty” na 10ª Bienal Internacional de São Paulo em 1969. Em seguida, na década de 1980, após coordenar um atelier de gravura em São Caetano do Sul (SP), Menten se mudou para Londrina (PR). Na cidade o artista foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e promoveu cursos de gravura.

Durante sua trajetória de mais de 50 anos nas artes plásticas, Paulo Menten foi destaque de premiações em salões e exposições no Brasil. Suas obras estão expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Além disso, fora do país há obras de Menten na Fairleigh Dickinson University, em Nova Iorque; na Coleção de Gravuras da Biblioteca Lenin, em Moscou; e na Embaixada do Brasil em Israel; entre outras existentes apenas em coleções particulares.

Menten publicou “Diário de Bordo Inseguro”, um livro de poesias lançado em 2005 pela editora Atrito Art. Por fim, seu acervo pessoal foi doado para a montagem do Museu de Gravura em Cornélio Procópio (PR). Aos 83 anos, Paulo Menten faleceu no dia 28 de maio de 2011.

Realização

A exposição “Litografia e Paulo Menten” é uma realização do Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e do Ateliê de Gravura Paulo Menten.

Psycho

Oficinas Marcas do Corpo, Psycho Carnival 2023 e carnaval do Bafo Quente

APCA

Prêmio APCA 2023, Publique você mesmo, Bloquinho do Rebento