
PODCAST DA ALMA EP 71
Hoje, o 71º EP do Podcast da AlmA traz Novembro Negro, do NEABI Conceição Evaristo, o lançamento do DVD, da multiartista Luli Rodrigues e Festival Quizombra celebra 20 anos.
Lançamento Oficial do Novembro Negro 2025
A UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – convida toda a comunidade para o lançamento oficial do Novembro Negro 2025, promovido pelo NEABI Conceição Evaristo. O evento acontece no dia 06 de novembro, às sete da noite, no Espaço Villa Rica, em Londrina.
Serão reunidos pesquisadores, escritores e convidados especiais para aprofundar a discussão. Um mês repleto de atividades voltadas à reflexão, formação e celebração da identidade negra, com o tema central: Letramento Racial.

A programação incluirá palestras, uma exposição de livros e artesanato afro-brasileiro, além de momentos dedicados ao diálogo e à troca de saberes sobre a importância da educação antirracista.
A gente conversou com a Dra Silvana Rodrigues Quintiliano que no contou mais sobre o evento e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Tecnológica Federal.
O evento é gratuito e com certificado de participação. Link para inscrição: https://forms.gle/RoParJdczCAem2eM6

SERVIÇO:
Novembro Negro
Data: 06/11/2025
19h | Abertura Oficial
19h20 | Apresentação Cultural Grupo Tambores Juremá
19h30 | Palestra: Letramento Racial como Prática de Resistência, com Sara Araujo
20h30 | Bate Papo Samba e Resistência, com Joaquim Braga
21h | Lançamento: “Tecendo Cultura Afro-Brasileira” – para Saberes: Planos de Ensino PNAB a 21h20 | Neabi IFPR-LD Apresentação Cultural
21h30 | Encerramento: Ações NEABIs UTFPR-LD, UTFPR-AP, iFPR-LD
Espaço Villa Rica – Rua Piauí, 211 – Bloco Cinema – Centro – Londrina
Data: 06/11/2025
Lançamento do DVD Preta Convida
Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, a multiartista Luli Rodrigues lança seu primeiro DVD no Sesc Cadeião. O DVD Preta Convida: Os cinco Elemento será exibido às sete da noite e logo após a exibição haverá um bate papo com a Luli e os outros integrante do projeto.

A série de shows percorreu as cidades na seguinte sequência: Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba. Realizada ao longo de dois finais de semana, no final de maio e no início de junho, cada cidade recebeu um show especial, convidando um artista local para representar um dos elementos do hip-hop. Vale lembrar que o hip-hop é composto por cinco elementos: o grafite, o DJ, o break, o MC e o conhecimento.
A turnê contou com performer musical e MC R9 e abrangeu cinco shows nas principais cidades do Paraná, na ordem mencionada. Em cada cidade, tivemos a participação de um dos elementos do hip-hop. Em Londrina, o graffiti teve a representação de Kenia Kuriki. Em Maringá, a música foi marcada por uma batalha de DJs entre DJ Camis e DJ Dan Black. Na cidade de Cascavel, o breakdance contou com a presença do Bboy Junin e da MC Mamacita. Em Ponta Grossa, o MC foi representado por MC Smith e pela Batalha do Olho da Rua. Por fim, em Curitiba, ocorreu uma oficina de rima dedicada a mulheres e à comunidade trans e N/B.

SERVIÇO:
Lançamento do DVD Preta Convida Os 5 Elementos
Data: 11/11
Hora: 19h
Entrada Gratuita
Local: Sesc Cadeião Cultural – R. Sergipe, 52 – Centro, Londrina
Festival Quizomba de Culturas Tradicionais Celebra 20 anos
A segunda edição de 2025 do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais é uma viagem no tempo, celebrando aqueles que vieram antes, os que estão presentes e semeando o que ainda está por vir. De 05 a 09 de novembro, o festival oferece uma programação que destaca a celebração da memória do projeto e a reinvenção coletiva. O Quizomba convida o público a revisitar sua trajetória, reconhecendo os caminhos já trilhados, enquanto projeta novos horizontes para o futuro.
Quizomba – Foto acervo pessoal
Nesta edição o Festival Quizomba faz uma homenagem ao seu passado e promove uma reinvenção coletiva, celebrando a memória do projeto. Mais do que um olhar retrospectivo, o festival se apresenta como um espaço de intercâmbio e experimentação, reafirmando seu compromisso com a diversidade e com a construção de um futuro comum, coletivo e vibrante.

A programação da segunda edição do Quizomba, celebrando 20 anos, começou no dia 5 com a abertura do festival, incluindo um show do Braguinha e a Trinca de Samba na Vila Cultural Alma Brasil. No dia 6, haverá o Cine Memória na Vila Cultural ALMA, exibindo produções audiovisuais sobre o Quizomba. No dia 7, a peça “Plástico, Um Mito Contemporâneo” será apresentada na Usina Cultural, seguida de uma roda de conversa. No dia 8, o mestre Anderson Miguel realizará uma vivência no Canto do Mar. O encerramento será em 9 de novembro, com atividades para crianças, a DJ Trovoada e shows de Wes Ventura (Curitiba) e Mestre Anderson Miguel (Pernambuco), no gramado em frente a Vila Cultural Alma Brasil, com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência. Todas as atividades são gratuitas. Em caso de chuva, o evento será transferidao para dentro da Alma Brasil.

Confira no Podcast da Alma, a entrevista com um dos fundadores do Quizomba, o professor do Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina, Kennedy Piau.

SERVIÇO:
Festival Quizomba de Culturas Tradicionais
05/11 – Concha Acústica (Vila Cultural Alma Brasil)
06/11 – Vila Cultural Alma Brasil – R. Argentina, 693 – Vila Larsen 1, Londrina
07/11 – Usina Cultural – Av. Duque de Caxias, 4159 – Vila Sao Caetano, Londrina
08/11 – Canto do Marl – Av. Duque de Caxias, 3241 – Centro, Londrina
09/11 – Vila Cultural Alma Brasil – R. Argentina, 693 – Vila Larsen 1, Londrina
Entrada Gratuita
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!
Por fim, clique no player e ouça o episódio 71. Hoje, o 71º EP do Podcast da AlmA trouxe o Novembro Negro, do NEABI Conceição Evaristo, o lançamento do DVD, da multiartista Luli Rodrigues e Festival Quizombra celebra 20 anos.
