in

Mais de 500 inscritos – Oficinas da Funarte acontecem até sexta em Londrina

Oficinas gratuitas da Funarte acontecem até sexta em Londrina
Oficina 'O Corpo em Cena' foi realizada pela bailarina Marluce Medeiros - Foto: Bruno Lourenço

Mais de 500 participantes se inscreveram nas 11 oficinas do Programa Funarte de Capacitação Técnica, realizado em Londrina durante toda essa semana. Envolvendo atividades ligadas à montagem cênica, música, audiovisual e gestão cultural, as palestras gratuitas todas são ministradas por profissionais renomados da área (muitos deles de fora de Londrina). O evento é organizado pela Funarte, órgão federal com sede no Rio de Janeiro e ligado ao Ministério da Cultura.

Reportagem Bruno Leonel e Bruno Lourenço (Fotos Bruno Lourenço)

Essa é a proposta do evento que acontece a partir de terça (14) e vai até sexta-feira na cidade. A iniciativa se chama Programa Funarte de Capacitação Técnica, e vai acontecer em sete cidades brasileiras. Londrina é a segunda delas, e foi escolhida por sua força na área da cultura.

Além das oficinas, acontecem ainda dois seminários, que contemplarão as áreas de artes cênicas, artes visuais e música. A programação completa pode ser visualizada no site da Funarte. Nossa reportagem conversou com Maya Suemi Lemos, Gestora Cultural da Funarte e docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Maya falou um pouco sobre os objetivos do Programa. Confira:

As inscrições para as oficinas já estão esgotadas, mas quem tiver interesse em assistir aos seminários ainda pode participar. É necessário apenas comparecer aos locais das oficinas que acontecem em locais variados como UEL, Cine Teatro Ouro Verde, Divisão de Artes Cênicas da UEL e mais (veja programação).

Ministrantes – 
A maioria dos artistas que irá ministrar as atividades formativas em Londrina é radicada no Rio de Janeiro, e alguns deles são destaques no cenário nacional. É o caso, por exemplo, do diretor teatral Amir Haddad, que irá ministrar uma oficina de Direção Cênica no Teatro Ouro Verde.

Marluce Medeiros é bailarina, coreógrafa e professora, graduada em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atuou como diretora residente, preparadora corporal e assistente de coreografia do espetáculo Bem Sertanejo – o Musical. Ministrou oficinas no sistema Firjan e Sesc. Como bailarina, participou de várias produções em TV, teatro e cinema, além de diversos espetáculos de dança no Brasil e no exterior. Durante seu primeiro dia de oficina, Marluce conversou com Bruno Lourenço da Alma Londrina onde falou sobre o seu trabalho dentro da oficina que a trouxe a Londrina.

Entre outros destaques da programação podem ser citados o coreógrafo Renato Vieira, o iluminador Jorginho de Carvalho, entre outros. A programação segue até o dia 17.


Serviço:
Programa Funarte de Capacitação Técnica | Etapa Londrina
De 14 a 18 de agosto – vários locais e horários
Mais informações: http://www.funarte.gov.br/artes-integradas/oficinas-parana/

Direitos, respeito e percalços em pauta

Harry Potter e a Pedra Filosofal