Olá ouvintes da rádio UEL FM e da rádio Alma Londrina, hoje o programa da Aintec vai falar sobre o estudo que fundamenta o Plano Nacional de Internet das Coisas.
O estudo tem como objetivo acelerar a implantação do Plano Nacional de Internet das Coisas no Brasil, que está previsto para o fim de 2017. A pesquisa definiu 76 ações, entre iniciativas de fomento à inovação e mudanças regulatórias, divididas em quatro áreas majoritárias: Cidades, Saúde, Rural e Indústrias.
Na área de Cidades, o plano prevê elevar a qualidade de vida nos centros urbanos, com o uso de tecnologias e práticas que viabilizem a gestão integrada dos serviços para o cidadão. Mobilidade, segurança pública e uso de recursos vão ser algumas das prioridades.
Já na área da Saúde, o objetivo é contribuir para a ampliação do acesso à saúde de qualidade no Brasil. Para isso, o Plano pretende criar uma visão integrada dos pacientes, descentralizar a atenção à saúde e melhorar a eficiência das unidades de saúde.
No tema Rural, o Plano Nacional pretende aumentar a produtividade e a relevância do Brasil no comércio mundial de produtos agropecuários, pensando em qualidade e sustentabilidade sócio-ambiental. Um dos objetivos também é posicionar o Brasil como o maior exportador de soluções de Internet das Coisas para agropecuária tropical.
Já na área das Indústrias, o plano visa incentivar a produção de itens mais complexos e aumentar a produtividade a partir de modelos de negócios inovadores.
Dentro de cada uma dessas quatro áreas majoritárias, existem mais quatro objetivos estratégicos.
A inovação aparece em todos os setores. Além desse objetivo, o Plano pretende trabalhar Mobilidade, Segurança Pública e Eficiência Energética e Saneamento na área das Cidades.
Todos esses objetivos visam aumentar a competitividade da economia, fortalecer as cadeias produtivas nacionais e promover a melhoria da qualidade de vida.
Nossa coluna sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo termina aqui. Programa da Aintec. Produção e locução: Mariana Paschoal; e Gravação de João Lopes, da rádio UEL FM.