Projeto Brisa, Festival de Contação de Histórias e Série Brasil Canção

Podcast da AlmA
Podcast da AlmA
Projeto Brisa, Festival de Contação de Histórias e Série Brasil Canção
Loading
/

PODCAST DA ALMA EP 08

Hoje, o 8º episódio da quinta temporada do Podcast da AlmA traz o Projeto Brisa, o Festival de Contação de Histórias do Sesc Paraná e a Série Brasil Canção.

Terceiro Sarau Artístico do Projeto Brisa

O Brisa realiza na próxima quinta-feira, dia 24, o terceiro Sarau Artístico da quinta temporada do projeto e leva para o Centro Pop, a partir das 8h30, muita música e uma oficina criativa. O projeto tem como objetivo principal levar à população em situação de rua e aos acolhidos nos abrigos de assistência, a oportunidade de expressão e escuta por meio da arte. Através de diversas ações, o projeto ainda incentiva a produção e a fruição da cultura, especialmente junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sarau: Fabio Alcover/Divulgação

Com a realização de mais um Sarau Artístico, o projeto segue oferecendo um momento de alívio diante da dura realidade dessas populações, geralmente invisibilizadas e marginalizadas. A programação é aberta a toda a comunidade e com classificação livre. Na programação do terceiro Sarau Artístico da temporada 2024/2025, a apresentação com o duo de voz e violão Doces Trópicos, formado por Mariana Sella e Danilo Souza, e na sequência, Daniel Montelles com o sarau literário “Tambor Grande é Poesia”, que reúne textos de escritoras e escritores pretos do estado do Maranhão, terra natal do artista, entre outros de diversas partes do Brasil. Não poderia faltar um dos momentos mais aguardados dos Saraus, o Palco Aberto, quando o microfone fica à disposição do público para suas próprias manifestações, sejam elas artísticas ou não. Ao longo de toda a manhã ainda acontece a Oficina “Introdução ao Malabarismo – Confeccionando e Aprendendo”, com o artista circense Hernán Yoel.

Doces Trópicos – Foto Divulgação

Daniel Montelles – Foto Divulgação

O artista circense Hernán Yoel – Foto Divulgação

O Brisa existe desde 2018 e nasceu de uma ideia da socióloga Clarice Junges, então funcionária do Centro POP de Londrina e na época responsável por articular políticas públicas para a população de rua. Ela já entendia a cultura como uma ferramenta poderosa de ressocialização e encontrou em Silvio Ribeiro, que já trabalhava nessa temática, o parceiro ideal para dar vida ao projeto. Hoje, o Projeto Brisa se apresenta como uma plataforma de expressão da arte, capaz de criar conexões e contribuir com um público que enfrenta a situação de vulnerabilidade social. “Esse é um projeto continuado, que a cada edição procura plantar uma semente de mudança na vida dos participantes, seja ela através da arte ou de qualquer outra possibilidade”, afirma Silvio Ribeiro, coordenador do Projeto.

O calendário do Projeto Brisa em 2025 ainda prevê a realização de mais dois Saraus Artísticos, um em maio e outro em julho, quando encerra a quinta temporada e o “Brisa Convida”, dessa vez com o espetáculo “Por Um X, com Petunio Fiasco”, criação da trupe Primavera Jataí.

O Projeto BRISA é uma realização da FUNCART – Fundação Cultura Artística de Londrina, com patrocínio da Prefeitura do Município de Londrina por meio da Secretaria de Cultura e do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Assistência Social de Londrina. Produção do coletivo Flua Cultura.

Serviço: BRISA: Sarau Artístico

Data: 24 de abril de 2025 (quinta-feira)

Local: Centro POP, das 8h30 às 11h30 (Rua Dib Libos, 25 – Centro, Londrina)

08h30: Abertura oficial + Rádio BRISA

08h45: Show com o duo “Doces Trópicos”

09h30: Palco Aberto Brisa

10h: Oficina: “Introdução ao Malabarismo – Confeccionando e Aprendendo” com Hernán Yoel

10h30: Palco Aberto Brisa

11h: Show com Daniel Montelles, Sarau “Tambor grande é poesia” (Encerramento)

 

Festival de Contação de Histórias

O Festival de Contação de Histórias, do Sesc Paraná tem início nesta quinta-feira, dia 24 e segue até domingo, dia 27 de abril e segue de forma simultânea em diversas unidades do Sesc Paraná, com uma programação especial que inclui contações de histórias, oficinas e atividades interativas.

O Festival celebra neste ano as narrativas que fazem parte da nossa identidade com o tema “Histórias do Nosso Quintal”. Inspirado nas memórias, tradições orais e no folclore brasileiro, o evento convida o público a conhecer e reviver contos que atravessam gerações, conectando saberes e despertando a imaginação.

Nina Brondi apresenta “Mar de histórias”

Com uma abordagem lúdica e criativa, Nina Brondi transforma objetos do cotidiano, ressignificando suas funções para conduzir o público de todas as idades a uma jornada imaginária repleta de encanto e inspiração.

Nina Brondi – Foto Bia Paganini

Nesta apresentação especial, ela trará a história “João Esperto leva o presente certo”, escrita por Candace Fleming e ilustrada por George Brian Karas. A narrativa acompanha João, um menino humilde que recebe um convite para o aniversário da princesa, mas sem dinheiro para comprar um presente, decide preparar um bolo. Durante sua travessia pela floresta, ele enfrenta desafios como ursos, pássaros e ventos fortes. No fim, o bolo não sobrevive, mas João chega ao castelo com algo ainda mais valioso: uma história incrível para contar.

Danilo Furlan apresenta “Histórias do nosso quintal”

O quintal da nossa casa, da casa daquela tia carinhosa, da avó amorosa, entre tantos quintais que passam pela nossa infância, guardam as mais gostosas lembranças de quando éramos crianças.  O Contador de histórias Danilo Furlan também brincou muito em alguns quintais e lá descobriu um mundo de possibilidades, do dia em que a chuva o pegou de surpresa e a comemoração do casamento do sol com a chuva foi inevitável ou do cãozinho “sai pra lá, vira-lata” que corria pela grama feliz da vida, entre tantas outras histórias que vão  fazer você sorrir e se emocionar.

Danilo Furlan – Foto Divulgação

Serviço:

5º Festival de Contação de histórias Sesc Cadeião – Mar de Histórias

Nina Brondi apresenta “Mar de histórias”

24/04 | 15h30 às 16h30

Local: Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

Danilo Furlan apresenta “Histórias do nosso quintal”

De 25/04 a 26/04/25 | 15h30 às 16h30

Local: Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

 

Série Brasil Canção recebe Livia Nestrovsk

A Série Brasil Canção recebe, na próxima sexta-feira, dia 02 de maio, às 20 horas da noite, no teatro da AML Cultural, a cantora Livia Nestrovsk e o duo Policarpo.

A “Série Brasil Canção” é uma iniciativa do cantor, compositor e produtor londrinense Paulo Vitor Poloni, criada para exaltar a importância de se “recantar” a vida e a obra dos que são parte essencial da formação da música brasileira. O projeto surgiu em 2023 e visa valorizar a diversidade da canção brasileira e proporcionar encontros musicais ricos e plurais.

Lívia Nestrovski – Foto – Daniel Kersys

Com sua experiência camerística e um repertório que transita entre o tradicional e o experimental, Lívia Nestrovski é uma das intérpretes mais brilhantes e inovadoras da música brasileira contemporânea.

Paulo Vitor Poloni – Foto Ber Sardi

Junto ao Duo Policarpo, formado por Paulo Vitor Poloni (voz) e Guilherme Villela (bandolim e violão), ela irá celebrar a beleza da canção em sua essência. No repertório, eles trarão clássicos como “Tenho Sede”, “Caxangá” e “Na Volta que o Mundo Dá”, além de músicas inéditas do próximo álbum do Duo.

O projeto Série Brasil Canção já trouxe à Londrina artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, entre eles Nina Wirtti, Fabiana Cozza, Alfredo Del Penho e Marcos Sacramento.

Serviço:

Série Brasil Canção 2025

Show “Duo Policarpo convida Livia Nestrovski”

Quando: 02/05 | 20h

Local: Teatro da AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130).

Ingressos: paulovitorpoloni.com  

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Por fim, clique no player e ouça o episódio 08. Confira outras matérias em nosso site e musifique sua alma!

DiXavando Ideias, Correria e Flua

AutiEstar retorna com nova temporada 3.0 Black