Londrina se prepara para receber a 6ª edição do Festival Circulasons – Escuta! Música e Ecologia Sonora, que acontece de 1º a 10 de maio. O evento convida o público a mergulhar nas tradições culturais dos povos originários, nas sonoridades das florestas, nos sons da natureza e também nos ambientes urbanos.
Com uma programação intensa que inclui shows, concerto, exposições, oficinas, rodas de conversa, mostra de cinema, mostra radiofônica e Espaço de Escuta, o festival se consolida como um espaço inovador de expressão e circulação artística. A proposta é estimular novas formas de relação entre som, pessoas e territórios, incentivando o público a romper hábitos de escuta e perceber com mais atenção os sons do cotidiano.
Idealizadora e curadora do circulasons, Janete El Haouli define o festival como uma proposta voltada a “ouvidos pensantes”, capaz de ampliar a percepção sobre diferentes musicalidades. “O circulasons é, antes de tudo, uma proposta artístico-cultural-educativa que valoriza a experimentação, a diversidade e a pesquisa sonora. O som é pensado como um campo expandido, que se conecta com o conhecimento e com a forma como nos relacionamos com o mundo”, afirma.
Destaques musicais

Três apresentações musicais ganham destaque na programação. No dia 2 de maio, a cantora indígena Djuena Tikuna sobe ao palco do Teatro Ouro Verde, acompanhada por Diego Janatã, em um show que celebra os cantos do povo Tikuna, do Alto Solimões, na região amazônica.
No dia 3, é a vez de Marlui Miranda, referência na pesquisa da música indígena no Brasil, se apresentar ao lado de músicos virtuosos como Paulo Bellinati, Rodolfo Stroeter, Caíto Marcondes e Ricardo Mosca.
Encerrando o festival, no dia 10 de maio, o pianista Fabio Caramuru apresenta um concerto intimista que reúne obras de Tom Jobim e composições do projeto EcoMúsica.
Programação ampliada

Além dos shows, o circulasons promove atividades formativas com as oficinas “Caminhos para Alcançar a Música Indígena no Brasil”, com Marlui Miranda e Magda Pucci, e “Des-habitar escutas”, com Valéria Bonafé.
As exposições também integram a programação. No saguão do Teatro Ouro Verde, o público poderá visitar “Nhe’ẽ”, com fotografias de artistas indígenas do Paraná. Já no Sesc Cadeião, a mostra “Memórias Silenciadas”, realizada em parceria com o Museu do Café, propõe reflexões sobre história e apagamentos culturais.
O Sesc também contará com o Espaço de Escuta com a obra radiofônica “Kayapó: o choro do Chefe Raoni”, do compositor alemão Robin Minard, em versão em português desenvolvida por Janete El Haouli com colaboração de José Augusto Mannis.
As rodas de conversa abordam temas como a resistência cultural dos povos Kaingang e Guarani, a preservação de memórias, os caminhos do grupo Mawaca e discussões sobre ecologia sonora, saúde e percepção sensorial.
A programação inclui ainda a exibição de filmes e documentários, além da reapresentação do “Programa de Índio”, apresentado por Airton Krenak e outras lideranças indígenas, exibido de 1 a 10 de maio pelas ondas da Rádio UEL FM.
Escuta como experiência e reflexão
Evidenciando as vozes dos povos originários do Brasil, a proposta desta edição do circulasons vai além do ouvir. “Escutar é acessar camadas invisíveis. O público é convidado não apenas a assistir, mas a vivenciar as experiências sonoras”, destaca Janete.
A relação da curadora com a Ecologia Sonora começou nos anos 1980, a partir do contato com as pesquisas do educador canadense Murray Schafer. Desde então, sua percepção sobre o som se ampliou. “Passei a escutar o ambiente de outra forma, percebendo sons que antes passavam despercebidos”, relembra.
Essa abordagem também marcou sua trajetória como professora na UEL e criadora do programa “Música Nova: rádio para ouvidos pensantes”, exibido entre 1991 e 2005. Para Janete, a escuta é um exercício que amplia a imaginação e a sensibilidade. “Ouvir diferentes músicas e sons fortalece a criatividade e transforma nossa forma de perceber o mundo”, afirma.
A curadoria desta edição foi construída novamente em parceria com o produtor Fabrício Polido, que a acompanha desde 2022. Juntos, desenvolveram uma programação que integra diferentes linguagens e propõe uma verdadeira ecologia de práticas artísticas, em que o som atua como elemento de memória, resistência e criação coletiva.
“O público pode esperar dias intensos, com encontros, trocas e experiências profundas. Cada artista traz consigo um universo próprio, e é nesse encontro entre diferentes mundos que o circulasons acontece”, conclui Janete.
O 6º Festival circulasons – Escuta! Música e Ecologia Sonora será realizado de 1 a 10 de maio. Idealização, curadoria e produção: Janete El Haouli, Coordenação de projeto e produção Fabrício Polido.
Patrocínio: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Unimed, Sisprime, Pennacchi, Amadeus, Bravino. Apoio: Casa de Cultura da UEL e Divisão de Artes Cênicas, Rádio UEL FM, CUIA-UEL, Sesc Cadeião Cultural, Museu do Café, Restaurante Caco, Joia & Cozinha e Boemia, Restaurante Dá Licença, Hotel Crystal, Ibrahim Gastronomia, Olga – A livraria da cidade, Rede de Amigos e Apoiadores do circulasons, Folha de Londrina, Midiograf, Visualitá.
Realização: Associação da Aliança Francesa de Londrina e TOCA arte ação criação.
Texto assessoria de Imprensa Emilia Miyazaki
Festival circulasons – Escuta! Música & Ecologia Sonora
PROGRAMAÇÃO GERAL:
01 de maio (sexta-feira) – De 1 a 10 de maio
Horário: De 2ª a 6ª 08h e 22h | Sábado 8h
Mostra Radiofônica – Rádio UEL FM
“Programa de Índio”, apresentado por Ailton Krenak (Rádio USP)
Curadoria: Angela Pappiani
02 de maio (sábado) – De 2 a 10 de maio
Horário: 9h
Local: Museu do Café | Sesc Cadeião Cultural
Exposição Memórias Silenciadas
Ingressos: Gratuito
02 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Sesc Cadeião Cultural
Roda de Conversa “A Cultura e a Resistência dos povos Kaingang e Guarani”
Com Tiago Pyn Tánh de Almeida e Reginaldo Alves
Ingressos: Gratuito
02 de maio (sábado) – De 2 a 10 de maio
Horário: 9h
Local: Foyer do Cine Teatro Ouro Verde UEL
Exposição de fotos Nhe’ê
Curadoria: Maia Mazamboni
Ingressos: Gratuito
02 de maio (sábado)
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ouro Verde UEL
Show “Torü Wiyaegü”
Com Djuena Tikuna e Diego Jonatã
Ingressos: Gratuito – retirada 1 hora antes
03 de maio (domingo) – Dias 03, 05 e 06 de maio
Horário: 10h – 14h – 18h
Local: Sesc Cadeião Cultural
Mostra de Cinema e Documentários
Colaboração: Magda Pucci
Ingressos: Gratuito
03 de maio (domingo)
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ouro Verde UEL
Show “Fala de Bicho Fala de Gente”
Com Marlui Miranda e Grupo
Ingressos: Gratuito – retirada 1 hora antes
04 de maio (segunda-feira) – De 4 a 8 de maio
Horário: 9h – 14h – 18h
Local: Sesc Cadeião
Espaço de Escuta
Kayapó: O choro do Chefe Raoni
Ingressos: Gratuito
04 de maio (segunda-feira) – Dias 4 e 5 de maio
Horário: 14h
Local: DAC – Divisão de Artes Cênicas da UEL
Oficina “Caminhos para alcançar a música indígena no Brasil”
Com Marlui Miranda e Magda Pucci
Ingressos: Gratuito
04 de maio (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: DAC – Divisão de Artes Cênicas da UEL
Roda de conversa “Vozes que guardam história”
Com Angela Pappiani
Ingressos: Gratuito
05 de maio (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Olga – A livraria da cidade
Roda de conversa “Confluências sonoras nos caminhos do Mawaca: escuta e encontros”
Com Magda Pucci
Ingressos: Gratuito
06 de maio (quarta-feira) – Dias 6 e 7 de maio
Horário: 14h
Local: DAC – Divisão de Artes Cênicas da UEL
Oficina “Des-habitar escutas”
Com Valéria Bonafé
Ingressos: Gratuito
06 de maio (quarta-feira)
Horário: 16h – 19h
Local: Cine Teatro Ouro Verde UEL
Exibição do filme “A queda do Céu”, de Davi Kopenawa
Ingressos: R$10,00 (Realização da Divisão de Cinema da Cada de Cultura UEL)
07 de maio (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Sesc Cadeião Cultural
Roda de conversa “Ecologia Sonora: saúde, violência sonora e percepção sensorial”
Com José Augusto Mannis
Ingressos: Gratuito
10 de maio (domingo)
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ouro Verde UEL
Show “EcoMúsica – Vozes da Natureza & Tom Jobim”
Com Fabio Caramuru
Ingressos: Gratuito – retirada 1 hora antes


