
PODCAST DA ALMA EP 54
Hoje, o 54º EP do Podcast da AlmA traz a segunda edição do Quizomba Ruar Ecoartivismo, o lançamento do documentário Cidade Sonora Laboratório Urbano e o single da Preta Mar.
Segunda edição do Quizomba RUAR EcoArtivismo
No domingo, dia 14 de setembro, a Praça Ângelo Kretã, localizada na Zona Norte de Londrina, será o cenário da segunda edição do Quizomba RUAR EcoArtivismo. O evento celebra a chegada da PRIMAVERA, alinhando-se à educação ambiental, um dos pilares fundamentais do Projeto Ruar. A entrada é totalmente gratuita. O encontro reúne artes e artistas, oferecendo oficinas, shows e performances em uma verdadeira festa cultural popular e comunitária.

A programação celebra a diversidade cultural e fortalece os laços com os povos originários. Nesta edição, teremos a participação do Grupo Indígena Kakrekin, que apresentará danças e canções tradicionais. Além disso, o evento contará com performances de pinturas nativas, representando as culturas Guarani e Kaingang, bem como uma exposição de arte indígena na feira de economia criativa e solidária.

No contexto das oficinas, as atividades têm início no sábado (13/09) e contará com uma demonstração no domingo (14/09), através da prática “Viajando pelo Funk”, com Thai Guedes de Oliveira. Esta experiência convida o público a “sentir na pele” como cada estilo de dança reflete suas origens. A jornada começa no Rio de Janeiro, com o Passinho Foda, passa por São Paulo, com o Passinho dos Malokas, e segue para Minas Gerais, com o Passinho Malado, explorando também outras maneiras de dançar presentes em todo o Brasil.
A Oficina “Ancestralidade Colorida”, conduzida por Joice Almeida, ensinará crianças a criar tintas biodegradáveis com elementos naturais, promovendo arte, meio ambiente e ancestralidade africana. Os participantes aprenderão sobre histórias e cantigas africanas e farão pinturas representativas da cultura negra, fortalecendo memórias e conexões com a natureza.

O hip-hop será representado pelo Coletivo Máfia, destacando a expressão de mulheres negras e LGBTQIAPN+. Em seguida, Vanessa Machado apresentará um show que mistura samba, maracatu, ijexá, candomblé e afoxé, explorando a interseção entre o sagrado e o contemporâneo, celebrando a resistência da cultura negra no Brasil.

O evento é uma realização do PROJETO RUAR, voltado a formação de jovens no campo da produção cultural Ecocentrada. A iniciativa em seu nono mês de execução contempla 20 bolsistas, atuando integralmente na organização de quatro eventos como campo de estágio com acompanhamento do Coletivo QUIZOMBA.
SERVIÇO:
DOMINGO | 14/09
Local: Praça Ângelo Kretã (R. Gessi Eugênio da Silva, 920 – Conj. Hab. Maria Cecilia)
Entrada gratuita
16h — Abertura Feirinha de Economia Solidária e Criativa
16h — Oficina para crianças: “Ancestralidade colorida e verde”
17h30 — Discotecagem Mafiosa + oficina “Viajando pelo Funk”
18h — Show: A Máfia
19h — Apresentação Kaingang: Guerreiros Kakrekin
19h30 — Show de encerramento: Vanessa Machado
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Apoio: COPEL
Parceria cultural: BCALDI
Cidade Sonora lança documentário sobre a história do hip hop em Londrina
O projeto Cidade Sonora apresenta um documentário que explora a trajetória da cultura urbana periférica em Londrina. A exibição de lançamento ocorrerá na sexta-feira, dia 12 de setembro, às 19h30, na Vila Cultural Alma Brasil, com entrada gratuita. Após a sessão, o público terá a oportunidade de participar de uma conversa com artistas e realizadores do projeto. A programação prossegue com uma sessão de discotecagem liderada por dois DJs que fazem parte do projeto.

O filme reúne relatos e registros desde os primeiros artistas que deram início à cena do hip hop na cidade até os grupos e coletivos da atualidade. A produção mostra como o movimento se consolidou ao longo do tempo, trazendo depoimentos, imagens e registros atuais que ajudam a entender a importância do hip hop para a cultura local.
Cidade Sonora – Foto Divulgação
A segunda edição do Cidade Sonora conta patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura
Cidade Sonora – Poster
SERVIÇO:
Estreia do documentário Cidade Sonora: Laboratório Urbano
Data: 12/09/2025
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Vila Cultural Alma Brasil – Rua Argentina, 693 – Vila Larsen 1
Preta Mar: Uma Voz Poderosa do RAP Nacional
A cantora e MC londrinense Preta Mar lançou seu primeiro single em julho. A faixa ‘Calçada’ foi a estreia da artista nas plataformas digitais. A música também ganhou vídeo clipe com direção da Natalia Cavalcante.
A música “Calçada” revela a perspectiva da cantora sobre o mundo. Ela se descreve como alguém que aprecia a tranquilidade de ficar em casa, observando como as pessoas se movem, existem e amam. Acredita que essa canção reflete um pouco do seu eu interior, que é frequentemente pouco expresso e raramente notado.

A cantora tem uma forte afinidade pelo instrumental, com cerca de 90% de suas músicas no estilo boom bap jazz. Ela encontra uma facilidade maior em expressar o que sente e o que desejo transmitir por meio desse instrumental, especificamente do boom bap jazz.
Marina Maria, mais conhecida como Preta Mar, é uma força viva no corre do RAP nacional. Mulher preta, MC, poeta, compositora, produtora cultural e idealizadora do Coletivo MÁFIA formado por quatro mulheres negras que revolucionaram a cena de Londrina, com a ideologia firme de construir um espaço seguro para mulheres e corpos trans existirem e criarem.
Seu envolvimento com a cultura hip hop começou há 12 anos, mas foi como slammer que se aprofundou no movimento. Em 2020, foi campeã estadual e representou o Paraná no Slam Brasil. Em 2023, conquistou o vice-campeonato nacional na Festa Literária das Periferias.
Com uma essência incomparável, seja nas batalhas de rima, na poesia ou na música, sua entrega é exclusivamente dela: intensa, firme e autêntica. Aqueles que já ouviram uma rima da Preta Mar sabem: ela não dispersa palavras ao acaso. Cada verso traz consigo uma história, coragem e emoção.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!
Por fim, clique no player e ouça! Hoje, o 54º EP do Podcast da AlmA trouxe a segunda edição do Quizomba Ruar Ecoartivismo, o lançamento do documentário Cidade Sonora Laboratório Urbano e o single da Preta Mar..