Seminário, Língua Preta e Cleópatra

Podcast da AlmA
Podcast da AlmA
Seminário, Língua Preta e Cleópatra
Loading
/

PODCAST DA ALMA EP 48

Hoje, o 48º EP do Podcast da AlmA traz o Seminário ‘Arte, Cultura e Comunidade’, na Usina Cultural, a festa de música eletrônica Língua Preta e o novo single da MC Cleópatra.

SEMINÁRIO ‘ARTE, CULTURA E COMUNIDADE’

O seminário “Arte, Cultura e Comunidade”, que ocorrerá nesta sexta-feira (dia 29), na Usina Cultural destaca a arte como uma ferramenta poderosa para a transformação comunitária. O evento propõe discutir práticas colaborativas que fortalecem as comunidades, modelos de gestão cultural participativa e estudos de caso de projetos que unem arte, cultura e desenvolvimento social.

Com a mediação de Kennedy Piau — professor, mestre e doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona — e Alejandra León Cedeño — professora venezuelana naturalizada brasileira, mestre e doutora em Psicologia Social — ambos docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Kennedy Piau – Foto Divulgação
Alejandra León Cedeño – Foto Divulgação

Podem participar artistas, gestores culturais, líderes comunitários, pesquisadores e todos aqueles que têm interesse em projetos culturais com impacto social. Inscrições AQUI.

A gente conversou com o diretor de atividades do projeto Usina Cultural Pontes de Cultura Engrenagens do Futuro, o Lucas Manfré que nos contou mais sobre o Seminário “Arte, Cultura e Comunidade”.

SERVIÇO:

SEMINÁRIO “ARTE, CULTURA E COMUNIDADE”
Dia: 29 de agosto
Horário: 18h às 22h30 (com intervalo para cafezinho e comidinhas)
Usina Cultural – Av. Duque de Caxias, 4159

FESTA LÍNGUA PRETA

No sábado, dia 30, acontece a Festa Língua Preta, na Chácara Recanto Farol Palhano. O evento busca resgatar a essência da música eletrônica. A edição Êxodo: do Ruído ao Visceral destaca a experiência imersiva dentro da pista, com menos distrações, onde as pessoas se conectem mais da forma que ela surgiu. O Evento também contará com ambiente interno e ao ar livre, Soundsystem de Qualidade, Food Truck, Feira de Vinil com Na Agulha Discos e loja de roupas.

DJ Gustavo Veiga – Foto Jean Psicchio

O evento apresentará um line-up incrível da cidade, focado na música eletrônica, com a participação especial do DJ Gustavo Veiga, que, embora não seja amplamente conhecido nesse meio, tem uma rica história na cena local. Em seguida, teremos a Otte, uma nova revelação da cena de Londrina, que trará uma sonoridade cheia de personalidade. A Otte fará um B2B com a DJ Skau, de Maringá, e é integrante do coletivo Empty Selections.

Outro convidado de Maringá é o DJ Trevz, do coletivo MT Selections. Com uma pesquisa aprofundada em disco e uma longa trajetória nas pistas, sua apresentação promete animar o público com suas batidas hipnóticas.

Para encerrar a noite, o coletivo Língua Preta DJs, formado por Ernesto, Topuro, do Baile do Topuro, e Kansha, que é bastante envolvida com a House Dance e outros coletivos da cidade, garantirá uma finalização memorável para o evento.

Coletivo Língua Preta – Foto Divulgação

A Língua Preta não se resume apenas a uma festa; embora atraia muitas pessoas por meio dos eventos, eles são também um coletivo que busca resgatar a música eletrônica em sua essência, como surgiu na cidade e na região, expandindo essa proposta também para fora. O projeto nasceu da necessidade de um espaço que alguns DJs e seletores locais tinham em mente, unindo-se para criar um ambiente onde pudéssemos apresentar novas sonoridades para a cidade. O foco é na pesquisa genuína e na experiência na pista de dança.

Trata-se de uma festa de música eletrônica que foca em criar uma experiência imersiva, com DJs que pesquisam novas sonoridades. Ela busca promover a cultura do vinil dentro da música eletrônica na região, um aspecto pouco explorado. O coletivo valoriza a pesquisa musical e a energia única das músicas prensadas em disco, contrastando com a padronização das plataformas digitais. A proposta é conectar DJ e público de forma mais profunda, através de uma seleção cuidadosa e apaixonada.

Língua Preta – Poster

 

SERVIÇO
Língua Preta – Edição Êxodo: do Ruído ao Visceral 
DJs Gustavo Veiga, Skau (Maringá) b2b Otte, Trevz (Maringá) e a Língua Preta (Topuro, Kansha e Ernesto)
18h
Ingresso: namuvuka.com
Chácara Recanto Farol Palhano – Rod. Mabio Gonçalves Palhano, 4049

‘SOUL’ O NOVO SINGLE DA CLEÓPATRA

A DJ, arte educadora, produtora cultural e MC Cleópatra lançou esta semana, no dia 26 seu mais novo single. Soul é composição autoral da Cleópatra com produção musical do Dudi, de Curitiba. A gente conversou com a MC Cleópatra que nos trouxe mais detalhes da música ‘Soul’.

Em “Soul”, Cleópatra expressa sua subjetividade por meio de elementos musicais envolventes e uma instrumentação que reflete sua introspecção. A letra também retrata seu processo criativo e as mudanças em sua produção mais recente. Além disso, a canção traz uma crítica social e busca criar uma conexão emocional com o público, transmitindo o que sente de dentro para fora.

A música ‘Soul’, já está disponível nas plataformas digitais.

Cleópatra – Foto Divulgação

A londrinense Ligia Braga, conhecida como Cleópatra, é MC, DJ, educadora artística e produtora cultural, enxergando a música como um meio poderoso de transformação e salvação de vidas. Com uma trajetória repleta de autenticidade, grandiosidade e carinho, Cleópatra se dedica a se tornar uma referência no cenário artístico de sua cidade e do Estado do Paraná.

Cleópatra se destaca com sua presença imponente quando está com o microfone na mão, trazendo a essência do bom Hip Hop. Proveniente de projetos sociais de arte e educação, ela foi a primeira pessoa da cidade de Londrina/PR a rimar na Batalha da Aldeia em São Paulo/PR. Seus versos de freestyle também ecoaram em Belo Horizonte/MG e se espalharam do centro à periferia de seu estado.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Por fim, clique no player e ouça o episódio 48. Hoje, no Podcast da AlmA tem o Seminário ‘Arte, Cultura e Comunidade’, na Usina Cultural, a festa de música eletrônica Língua Preta e o novo single da Cleópatra.

Sons do Brasil convida Mateus Mello

Estúdio de Rádio Móvel apresenta os podcasts do grupo Tecer Idades