Seo Nelson é tema de livro lançado em Londrina

Livro Seo Nelson sambista

O livro “Seo Nelson: vida em todo canto – relatos de um sambista londrinense” é o lançamento de destaque em Londrina nesta sexta-feira (17), primeiro dia de Carnaval. A partir das 17 horas, o e-book gratuito de 160 páginas estará disponível no Instagram e Facebook do músico. A obra é assinada pelo próprio Seo Nelson em parceria com o professor Ronaldo Matos e o violonista Israel Laurindo (in memorian). O projeto tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Biografia

Sambista mineiro radicado em Londrina, Seo Nelson, de 87 anos, dedicou a vida à difusão do ritmo mais brasileiro, influenciando músicos de várias gerações. Sua vida e paixão pela música estão destrinchados em três partes no livro “Seo Nelson: vida em todo canto – relatos de um sambista londrinense”.

A primeira conta com uma narrativa do próprio Nelson, coletada pelos músicos e que resgata toda a trajetória, em ordem cronológica, desde a infância em Viçoso (MG), a vida profissional em São Paulo e a mudança para Londrina nos anos 1990. Em seguida, a segunda parte detalha os 70 anos de carreira musical, com destaque para o álbum “Seo Nelson: vida em todo o canto”, lançado em 2021. A última parte do e-book é um faixa a faixa com comentários do artista. O material traz ainda as letras e as partituras das canções.

De acordo com Ronaldo Matos, um dos autores, o livro é um desdobramento do álbum do artista. Ele explica que a gravação é importante porque é o único registro da carreira, feito quando o sambista já estava na terceira idade. Os dois músicos são os produtores do CD, que traz 12 músicas, sendo algumas de autoria do próprio sambista e de outros artistas que ainda não tinham gravado. Matos destaca que Nelson representa um grande arquivo do samba.

Trajetória

Seo Nelson chegou em Londrina nos anos 1990, depois que se aposentou no Sesi, em São Paulo. O artista descobriu a cidade e seus encantos depois de seguidas visitas a um dos filhos que havia se mudado para cá. Primeiramente, Seo Nelson tocou com o Clube do Choro e teve passagens por redutos conhecidos da noite local, incluindo clubes sociais.

Nesse meio tempo, o artista montou o grupo Seo Nelson e o Quarteto do Samba, quando passou a circular por eventos diferentes, incluindo festas do circuito universitário. Essas apresentações, de acordo com o professor Ronaldo Matos, inspiraram novos grupos de samba em Londrina e renovaram o cenário musical da cidade. Com a pandemia e devido à idade avançada, o CD acabou não ganhando uma apresentação ao vivo, que deverá ser organizada ainda neste ano. Conforme o professor, a proposta é fazer um grande evento na Vila Cultural Alma Londrina para divulgar a gravação, o livro e um documentário sobre a obra do sambista “Seo Nelson, o Bamba do Samba”, dirigido pelo jornalista Teixeira Quintiliano.

 

*Com informações de assessoria*

APCA

Prêmio APCA 2023, Publique você mesmo, Bloquinho do Rebento

Chá

banda Chá de Girassol, Hora do Sabbat e Teatro para Crianças Ibirá das Artes