in

Tavito, patrimônio mineiro da música brasileira

Sons do Brasil Tavito

Tavito, patrimônio mineiro da música brasileira. No podcast dessa semana de Sons do Brasil, em seu 9º episódio apresentado pela Alma Londrina Rádio Web, você ouve a reapresentação do episódio gravado no dia 2 de agosto de 2015.

Com participação de Tavito, Sons do Brasil traz uma homenagem a um dos ícones da música brasileira, falecido em 26 de fevereiro de 2019. 

Tavito, patrimônio mineiro da música brasileira

 
 
00:00 /
 
1X

Por Serginho Sagitta.

Texto: Júlia Mendel.

Tavito (Luís Otávio de Melo Carvalho) foi um importante cantor, compositor e músico brasileiro. Nascido em Belo Horizonte no ano de 1948, o artista foi autor de grandes sucessos consagrados, como “Rua Ramalhete” e “Casa no Campo”, cantada por Elis Regina.

Tavito podcast Sons do Brasil

Obra

Tavito participou dos grupos “Som Imaginário” e “Clube da Esquina” em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos anos de 1970. Em suas canções, Tavito propagou o ideal pop mineiro de paz e amor. É possível ouvir suas composições também em seus discos: Tavito (1979), o primeiro álbum solo do artista,  e os demais:  Tavito 2 (1981), Número 3 (1982), Tudo (2009) e Mineiro, o último lançado em 2014.

No episódio dessa semana, o artista conta a história de uma de suas principais canções, “Rua Ramalhete”, da sua vivência em Belo Horizonte e compartilha suas principais composições.

Marcell Ortiz

Além disso, o músico Marcell Ortiz (produtor musical, arranjador, compositor e multi- instrumentista) também compõe o episódio. Influenciado pelos estilos mpb, bossa nova, samba, jazz, salsa, música africana, sol music, hip hop,rock’n roll e música instrumental, Marcell, que já gravou com o Grupo Turma do Pagode e muitos outros, aparece no quadro “Pitaco do Convidado”, onde são tocadas indicações dos artistas participantes do podcast.

Como compositor, Marcell teve algumas de suas obras gravadas pelo Grupo Refla, como “Alimenta meu sonho”, “Façanha” e “Não dá mais”.

Sons do Brasil

O programa Sons do Brasil iniciou em 2010. No início, o Sons do Brasil era um projeto de shows presenciais ao vivo na capital paulista com artistas independentes. Mas depois se tornou programa de rádio com o mesmo objetivo: promover e disseminar músicas autorais.

O Sons do Brasil é veiculado originalmente pela Rádio USP FM, 93,7 em São Paulo, 107,9 e em Ribeirão Preto todos os domingos, às 14 horas, com reapresentação todas as quintas-feiras a meia noite.

O programa ainda é veiculado pela Rádio Internova todas as terças-feiras, às 21 horas, e domingos, às 10 horas, e Rádio Bloco todas as quartas-feiras, às 22 horas.

pioneiros blues jazz heavy azylo hotel

Pioneiros do blues, jazz e heavy no rock

Engenharia Cientifica Pós-graduação

Como escolher uma pós-graduação?