WEB TV: Pisada da Jurema no Podcast da Alma

WEB TV Rádio Alma Londrina

 

Podcast da Alma entrevista a Pisada da Jurema

Nesta edição da Webtv, preparamos um papo super leve com a galera da Pisada da Jurema! Elas lançaram seu álbum de estreia em abril e já estão espalhando suas batidas por todas as plataformas digitais! Com o título “ATUNBI: Festejo do Tempo”, o disco é um mergulho em oito canções autorais que rebentam referências da cultura popular brasileira, trazendo tradições afro-indígenas para o contexto urbano.

Ao apertar o play, embarque numa aventura sonora com pit stops no Maracatu, Jongo, Coco de Roda, Bumba Meu Boi e Samba de Roda. É um passeio musical que faz uma festa para as raízes afro-indígenas bem no meio do caos urbano!

Pisada da Jurema – Foto Natália Castro

Celebrando doze anos de pura batucada e resistência invencível, “Atunbi: Festejo do Tempo” é uma explosão de ritmos! Com Maracatu de Baque Virado, sotaques do Bumba Meu Boi, Ijexá e Samba de Roda, a galera garante o gingado do grupo. ATUNBI, que em Yorubá significa “renascimento”, é o grito de festa, resistência e renovação. Aqui o tempo é quase um Orixá, essencial para a música e a história. O álbum dança com ritmos tradicionais, reforçando o compromisso com as manifestações populares. A Pisada da Jurema dá um show com uma orquestra de Agbê, conga, alfaia, pandeiro e agogô. E para dar aquele toque especial, a estreante Débora Almeida adicionou seu charme com a flauta doce.

O grupo é composto por um time talentoso: Carolina Sanches, Naná Souza, Dodô Bertone, Isabela Lorena, Thais Hamer e Débora Almeida. Ex-integrantes, como Maria Carolina Thomé, Giovana Fogaça e Julia Marques, também deixaram sua marca. Juntas, elas compartilham ritmos, danças e cantigas, promovendo o protagonismo feminino na percussão e fortalecendo a cultura popular no Sul do Brasil.

A canção “Guarnicê” foi o segundo single lançado pela Pisada da Jurema e ganhou vida por meio de um videoclipe dirigido por Celina Becker, disponível no canal do grupo no YouTube. Outra canção que merece destaque é “Vissungo”, que faz parte da coletânea londrinense ‘Basalto’, lançada em vinil e também acessível nas plataformas digitais em 2021.

Fundada em 2013 em Londrina (PR), a Pisada da Jurema é uma banda composta por seis mulheres que transformaram a cultura popular em um verdadeiro show de criatividade e resistência. Com o propósito de mergulhar nos ritmos afro-brasileiros, o grupo arrasa ao misturar respeito pelas raízes com uma dose de ousadia musical moderninha. Muitas das integrantes têm um pezinho na Vila Cultural Alma Brasil, um espaço em Londrina que celebra a cultura popular há mais de 15 anos.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

Assista a entrevista com a Pisada da Jurema. Confira outras matérias em nosso site e musifique sua alma.

 

 

 

Sarau Londrix e a força literária londrinense

Salocast: Wagner Abreu, a trajetória na bateria desta lenda londrinense