WEBTV: ALESSANDRA LEÃO EM LONDRINA | Oficina de Toques de Ilú

Featured Video Play Icon

A WebTV da Rádio AlmA acompanhou a passagem da cantora, compositora, percussionista e pesquisadora Alessandra Leão pela Vila Cultural AlmA Brasil, em Londrina. Reconhecida como uma das principais representantes da música brasileira contemporânea e indicada ao Grammy Latino pelo álbum Macumbas e Catimbós, a artista pernambucana conduziu a Oficina de Toques de Ilú, promovendo uma vivência que uniu música, memória, ancestralidade e resistência cultural.

Durante quatro horas de atividades, músicos, estudantes e interessados na cultura popular mergulharam nos ritmos e nas técnicas do Ilú, tambor sagrado presente nas tradições do Xangô e da Jurema Sagrada. Além da prática musical, os participantes conheceram a história desses instrumentos, seus significados dentro das religiões de matriz africana e compartilharam cantos tradicionais transmitidos entre gerações.

Em entrevista à Rádio AlmA TV Web, Alessandra Leão destacou a importância de preservar os saberes afro-brasileiros, valorizar a cultura popular e enfrentar a intolerância religiosa por meio da arte, da educação e da difusão do conhecimento. A artista também ressaltou o papel da música como ferramenta de fortalecimento da identidade cultural e de conexão com as ancestralidades.

Realizada na Vila Cultural AlmA Brasil, com apoio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, a oficina reafirma o espaço como referência na formação artística, na difusão da cultura popular e na promoção de ações voltadas à valorização das tradições brasileiras.

Nesta reportagem especial, a Rádio AlmA TV Web apresenta os principais momentos da oficina, entrevistas exclusivas com Alessandra Leão e participantes, além de registrar a potência dos tambores que seguem ecoando histórias, espiritualidade e resistência por meio da cultura afro-brasileira.

Hora do Sabbat: segunda noite do pitch WME 2026

Sons do Brasil: Anna Tréa enviado pelo Transfernow