Por Teixeira Quintiliano.
O Dia do vira-lata é celebrado no dia 31 de julho. Sabe aquele animalzinho sem raça definida que tem um charme único? Então, assim como os cães e gatos apreciados por características específicas, como pelagem, traços, tamanho, os vira-latas precisam da mesma atenção e cuidados.
Em Londrina, para conscientizar a população sobre a proteção dos animais, tanto os abandonados na rua quanto os de estimação, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou neste mês a campanha Julho Dourado.
Portanto, a SEMA se reuniu com ONGs, associações de proteção, protetores e agentes que se dedicam diariamente à causa animal na cidade e na região para ouvir as demandas e estruturar ações condizentes com as necessidades atuais.
A Alma Londrina Rádio Web entrevistou a gerente de Educação Ambiental, Daniele da Costa, que destacou a celebração do Dia do Vira-Lata e resumiu as ações realizadas durante todo o mês na campanha Julho Dourado.
Ouça a entrevista:
Ações
Durante todo o mês de julho, foram publicados posts com orientações de cuidados aos animais nas redes sociais da Prefeitura de Londrina. E todas as quartas-feiras o quadro ‘Cadê meu pet?’, do programa Balanço Geral, na RICTV (Record), destacou as ações da campanha.
O Julho Dourado ainda preparou cartilhas, que serão entregues em parceria com a pastoral da Igreja Católica. A cartilha contém orientações quanto aos cuidados e as “Cinco Liberdades dos Animais”.
As ações são realizadas de forma contínua pela SEMA. Mas neste mês, por conta da campanha, a meta foi reforçar a reflexão sobre a saúde dos animais, entre outros tópicos.
Denuncie
Se você presenciou e quer denunciar maus tratos aos animais em Londrina, crimes previstos pela Lei Municipal 12.992/19, procure a Diretoria de Bem-Estar Animal pelo WhatsApp (43) 9 9994-8677 e pelo telefone (43) 3372-4775.
A sua colaboração é fundamental para que haja a redução do número de casos e que os infratores sejam devidamente punidos.