Todos vem produzindo muito (na academia), mas não há uma grande divulgação (para a comunidade) do que está sendo feito – A frase é do jornalista e professor Dr. Edson Dalmonte (UFBA) que esteve em Londrina recentemente, durante o III Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação na UEL. Dalmonte fez a palestra inaugural do evento intitulada “Pesquisa em comunicação em tempos de crise”, falando justamente sobre o atual cenário dos programas de pesquisa acadêmica ligada à mídia e comunicação em todo o país. Dalmonte falou ainda sobre o cenário atual com a posse do novo Presidente e mudanças em ministérios como o da Educação e da Tecnologia.
Por Bruno Leonel (Foto Julio Cezar Peres)
Segundo o professor, houve um certo ‘erro’ de vários setores ligados à academia e aos pesquisadores justamente em não divulgar e ampliar para a sociedade no geral os resultados de pesquisas que já vem sendo feitas – o que, ainda, possibilitaria que mais setores entendessem a importância dessas atividades, atuando junto à academia contra ameaças como a ideia de ‘desmonte’ da Universidade e a diminuição de recursos para pós-graduação e outros programas. O professor é um nome emblemático ligado à pesquisa em mídia hoje. Atualmente é coordenador da Área Comunicação e Informação (CAPES) – órgão responsável pela avaliação de programas de pesquisa no país, além de gerenciamento do acesso, divulgação e fomento da produção científica em todo o Brasil. Ouça:
Além da experiência com pesquisa e docência, Edson é também autor dos livros “Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre” e “Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência”, ambos pela EDUFBA.