in

Artemísia Gentíleschí e a resistência feminina

I Bravissimi Cast Artemisia e a resistência feminina

Artemísia Gentíleschí: resistência feminina. A data oito de março só faz sentido quando damos voz aos relatos esquecidos. Por isso, o I Bravissimi Cast traz a história desta artista italiana. Confira!

AlmA Londrina Rádio Web
Artemísia Gentíleschí e a resistência feminina
/

Artemísia Gentíleschí: resistência feminina

A discussão sobre março não representar o mês das mulheres é muito comum. A ideia surge como protesto, afinal nós mulheres não desejamos apenas flores. Queremos ser ouvidas. Em verdade, março ganha uma roupagem mais adequada, mais justa – a de resistência feminina. O dia da mulher conquista um espaço mais significativo à medida que ouvimos e abrimos espaços a narrativas esquecidas, a histórias mal recordadas e aos relatos de que pouco se ouve falar.

O dia oito de março busca alcançar e validar as histórias negligenciadas de mulheres. Tendo isso em vista, nesse podcast vamos abordar duas questões que conversam com a cultura e a língua italiana, e que partem da perspectiva de priorizar a resistência feminina e a conquista de espaços que não eram reservados à ocupação de mulheres. 

Como falamos anteriormente, a data oito de março só faz sentido quando damos voz aos relatos esquecidos. Por isso, trouxemos a história de uma artista italiana. Falaremos de Artemísia Gentíleschí. 

Artemísia, uma grande artista, nasceu em 1593, em Roma. Chegou a pintar quadros para a família Medici e foi a primeira mulher a ingressar na Accademia dele Arti del Disegno di Firenze, consequentemente a primeira mulher a ser de fato reconhecida como artista na literatura da História da Arte. Sua história é marcante, e não se resume em apenas uma pequena introdução. Por isso, convidamos nada mais nada menos do que a autora do livro que registrou esta história tão marcante. Convidamos Cristine Tedesco, autora do livro, para contar um pouquinho sobre a vida e obra de Artemísia, e também, sobre um fato marcante que aconteceu em 1611.

Antes de chamar a Cristine, gostaríamos de informar que este episódio pode conter assuntos delicados, mas muito importantes.

 VIVALDI: Sposa son disprezzata

Cristine Tedesco, autora do livro Artemisia Gentileschi

Cristine Tedesco – Doutora em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de bolsa sanduíche – Erasmus Plus – de 12 meses na Università Ca’ Foscari de Veneza. Atualmente, desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654).

Tedesco trabalha com fontes judiciais, correspondências e imagens produzidas entre o Renascimento e o Barroco. A Doutora realiza cursos sobre a atuação das mulheres nas artes, em universidades, museus e outras instituições de memória; desenvolve projetos culturais e curadorias de arte; e atua como professora de História da Arte.

Jaqueline Heinzl, advogada

Jaqueline Heinzl – E para falar sobre esse assunto sob o ponto de vista jurídico, convidamos a doutora Jaqueline Heinzl. Ela é advogada, Conselheira do Tribunal de Ética e Presidente da Comissão da Mulher advogada, na OAB LONDRINA.  Também atua no Conselho Da Mulher Empresária e no Projeto: “Acesso À Justiça” desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina.   Jaqueline é advogada voluntária no acompanhamento de vítimas de violência doméstica no Numape – Núcleo Maria Da Penha.

Além de tudo isso, Jaqueline desenvolveu a Cartilha De Orientação Sobre Violência Doméstica Contra a Mulher – direitos e onde buscar ajuda.

Bom, e para finalizar este episódio, queremos lembrar o quão importante é validar a história de outras mulheres. O dia oito de março é uma data muito importante para que juntas possamos ampliar nossas vozes. Aproveite, não só esta data, e homenageie uma mulher. Você é uma delas. Feliz dia da mulher.

Encontro on-line gratuito de cultura e língua italiana

Amanhã, no dia 6 de março, às 10 horas, a professora Vanessa Araújo vai ministrar um encontro on-line gratuito de cultura e língua italiana. Os cursos regulares on-line de italiano vão começar na próxima. A I Bravissimi Londrina também oferece encontros de italiano para crianças e adolescentes. Para mais informações envie um WhatsApp para (43) 9 9957-7031.

 

I BRAVISSIMI CAST – Ficha Técnica

》Produção Radiofônica- Teixeira Quintiliano

》Edição- Thiago Franzim

》Roteiro e apresentação- Letícia Cazarin 

》Produção- Hylea Ferraz e Carolina Romero

》Convidadas- Cristine Tedesco e Jaqueline  Amendola Heinzl

》Música- Alessandro. Scarlatti “O cessate di piagarmi” com Cecilia Bartoli e di Vivaldi, Sposa son disprezzata.

 

Punkadaria Novas Punkadas de 2021

Novas punkadas de 2021

Vazio Long Live Metal

O Black Metal do Vazio (SP)