in

Como estudar na Itália: Mestrado

estudar na itália

Você já entendeu o processo de estudo até o ensino médio. Na part. 2 de “Como estudar na Itália”, trouxemos convidados que concluíram o mestrado e doutorado na Itália. Como comentado, Scuola Superiore é um período de estudo mais aprofundado, assim o aluno está mais capacitado para entrar na universidade.

AlmA Londrina Rádio Web
I Bravissimi Cast 15 07 2021
/

Ciao, benvenuti ao I BravissimiCast: un giro per l’Italia. Agora, imagine que está sentado numa mesa em uma das belas praças italianas, sentindo seus aromas e vendo suas riquezas. Então, eu convido você: Andiamo! 

Após o resultado do Esame di Stato, a Maturità, que comprova se o aluno está apto para sair do ensino médio, o estudante pode finalmente ingressar no Corsi di Laurea.

No geral, os cursos não possuem um número limitado de vagas. Mas aqueles que têm, como medicina e outros ligados à área da saúde, aplicam um pequeno processo seletivo.

As provas, realizadas durante a graduação na Itália, são um pouco diferentes. Lá, os exames são de forma escrita e oral. A duração do Corsi di Laurea é de aproximadamente 3 anos. É importante lembrar que quem não possui vinculo sanguíneo italiano deve comprovar, através do certificado B1, que domina o básico da língua italiana. A professora Vanessa Araújo desenvolveu um e-book gratuito que pode ser acessado através do whatsapp (43) 9 9957-7031, além das aulas do curso on-line “Certificação para B1”.

Caso o aluno tenha interesse em fazer a famosa graduação sanduiche, quando metade do curso é feito na universidade matriz e a outra parte em uma universidade estrangeira, ele deve buscar informações na secretaria da sua faculdade. Algumas universidades italianas estão abertas a fazer essa parceria.

De acordo com o Ranking acadêmico das Universidades Mundiais de 2021, publicada pela QS World University Ranking, as melhores universidades italianas se encontram em Roma, Milão, Pisa, Bolonha, Padova e Turin.

  • Universidade Sapienza de Roma (Roma, Lazio, centro);
  • Universidade de Milão (Milão, Lombardia, norte);
  • Universidade de Pisa (Pisa, Toscana, centro)
  • Universidade Politécnica de Milão (Milão, Lombardia, norte);
  • Universidade de Bologna (Bolonha, Emília Romanha, norte);
  • Universidade de Pádua (Padova, Vêneto, norte);
  • Universidade de Turin (Turin, Piemonte, norte).

 

O segundo ciclo é composto pela “Laurea Magistrale”, nosso mestrado. Ela dura cerca de 2 anos. Para falar deste período, convidamos o professor Willi Ferrari, mestre em didática do Ensino de Italiano à Estrangeiros pela Università per Stranieri di Siena, Itália.

mestrado
Willi Ferrari

 

  1. Como você chegou até a Universidade de Siena?
  2. Como foi a escolha do curso e o processo para entrar?
  3. Como eram as aulas e o dia a dia?
  4. O que você diria para quem tem interesse em estudar na Itália?

 

Por fim, para realizar o Dottorato di ricerca, que dura em torno de 3 anos, você precisa ter um diploma de mestrado (não serve diploma de pós-graduação e nem de especialização). Para se candidatar ao processo, é necessário montar o seu projeto de pesquisa.

Convidamos, Marcia Kaiser, doutora em música com ênfase em musicologia, que foi bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Realizou seu estágio do doutorado no Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali em Cremona, na Itália, pertencente à Università degli Studi di Pavia, sob a co-orientação da Professoressa Angela Romagnoli.

mestrado
Marcia Kaiser

 

  1. Como surgiu a oportunidade de fazer um Doutorado Sanduíche no Exterior e o processo para entrar?
  2. Como eram as aulas e o seu dia a dia?
  3. Quanto tempo passou estudando em Cremona e o que você diria para quem tem interesse em estudar na Itália?
  4. Conte – nos sobre a sua premiação.

 

Na terceira e última parte do “Como estudar na Itália” vamos entrevistar o professor Sidney Machado e Caroline Calliari. Para conhecer a associação acesse o nosso site www.ibravissimilondrina.org.

Tem alguma dúvida sobre “Como estudar na Itália: mestrado”? Entre em contato conosco.

 

》Edição- Thiago Franzim

》Apresentação e Produção- Letícia Cazarin e Hylea Ferraz

》Convidados- Willi Ferrari e Marcia Kaiser

》Músicas-  BACALOV- Tema do filme IL POSTINO e de Francesca Caccini, ROMANESCA.

Aminoácido e a Turnê Interplanetária: UNIVERSO AMINOÁCIDO

Joana Terra e Dani Rodrigues no episódio 320