in , ,

Dandara é a femenageada da semana

Essa semana o programa fala de Dandara no quadro Femenageada da semana. Tem a participação da Rádio a granel com o podcast Nó na garganta que fala com Xeina Barros. Da lira, apresentado por Flora Miguel, a brasileira radicada na Itália Nilza Costa. No fio da narrativa conduzido por Camila Genaro conta uma história para quem quiser escutar e finalmente Carlota Cafiero aborda Pandora e Prometeu com a ótica do Feminino nas Artes.

Outro olhar sobre a escravidão

Hoje está explícita a violência que os povos africanos sofreram durante o período das grandes navegações. Sabemos também que o desenvolvimento como nação ficou prejudicado diante do sequestro, encarceramento e escravidão a que foram submetidos. As diferentes etnias nunca foram relevantes, para os europeus exploradores do novo mundo, africanos nem era consideradas pessoas.

Agora o mais irônico da historia da civilização ocidental é que a apropriação cultural é secular. Basta relembrar as aulas de história, das invasões do Egito e tantas histórias sobre as guerras pelo mundo. Das lutas dos árabes com espanhóis e portugueses as palavras chave sempre foram explorar, dominar, acumular poder…O lado ocidental do planeta nunca soube lidar com a diversidade inerente à nossa existência.

Mas bora falar dos conteúdos, se liga nas arteiras da semana!

Começamos com  Da Lira, coluna da jornalista musical Flora Miguel. Esta semana ela nos apresenta a cantora e compositora brasileira, radicada há 15 anos na Itália, Nilza Costa. A cantora se prepara para lançar novo álbum: Le notti di San Patrizio. O hipnótico disco autoral de afrojazz tem oito faixas originais. As letras são em português e yorùbá, e é inspirado na música brasileira e em ritmos africanos. Ela acaba de lançar o single Awà, que ouvimos nessa edição de Da Lira.

Na sequência, a jornalista Carlota Cafiero, na coluna O feminino na arte, revisita a mitologia grega. Dessa vez, os protagonistas são os titãs Prometeu e Epimeteu, criadores do homem sobre a Terra, que receberam a primeira mulher da história, Pandora, criada pelo deus do Olimpo, Zeus, como um castigo à humanidade.

Leia Mulheres! Escute Mulheres! Contrate Mulheres! Vote Mulheres!

E chegou a vez de sentar e apreciar a coluna No fio da história. Este é aquele momento do mês que recebemos a contadora de histórias Camila Genaro, no mês de agosto a Deusa nos traz uma história em busca de alguém que a escute. O que ganhamos quando abrimos nossos ouvidos para ouvir e escutamos as pessoas que necessitam falar?

Finalmente é hora de falar dessa parceria com o coletivo a Rádio à Granel, disponibilizamos o episódio sobre mulheres do choro do podcast Nó na garganta. Neste episódio muita música e a história da maravilhosa Xeina Barros. Para saber mais, aperta o play!

Lançamentos e parcerias

Fora isso a curadoria tá fantástica!

Então, curte ai muita música com Carla Mariani, Fernanda Misailidis, Maria Sil, As karuana, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Souto MC Funmilayo Afrobeat Orquestra, Letrux, Karol Conka, Ana Cañas e Doralyce que está a frente do selo Colmeia 22!

Olha a boa notícia!! Essa semana a gente fechou uma parceria linda entre o selo Colmeia22 e o programa Hora do Sabbat, somos abelhas que polinizam a música dessa Colmeia!!

FICHA TÉCNICA

Apresentação e coordenação: @_sarah_mascarenhas_
Colunistas: @floreandu @camila.genaro @carlotacafiero @radioagranel

Siga no instagram.com/horadosabbat

Aminoácido e a Turnê Interplanetária: BRACINHO PT.2

Ferragosto

Ferragosto