Tenho certeza que você, amante da cultura italiana, já ouviu sobre o Ferragosto, uma celebração que acontece no dia 15 de agosto na Itália. No episódio de hoje vamos explicar como essa data surgiu e como é celebrada, por isso, se você quer entender melhor sobre essa data tão importante para os italianos, continue ouvindo I BravissimiCast.
Ciao, benvenuti ao I BravissimiCast: un giro per l’Italia. Agora, imagine que está sentado numa mesa em uma das belas praças italianas, sentindo seus aromas e vendo suas riquezas. Então, eu convido você: Andiamo!
Para entender o Ferragosto precisamos viajar no tempo.
Antigamente, os agricultores comemoravam o fim da colheita durante o verão (em agosto), celebrando e adorando o deus Conso, deus da fertilidade, responsável por cuidar dos grãos e da agricultura. Dessa forma, esse período de celebração e descanso após muito tempo de trabalho foi denominado de Consualia, em homenagem ao deus romano.
Foi então, no século 18 a.C. que o Imperador Romano Augusto renomeou essas festas para Ferragosto, que significa feriae Augusti, em sua tradução, o repouso de agosto, ou Augusto. Atualmente, o Ferragosto é comemorado no dia 15 de agosto. Para muitos, essa data é celebrada em comemoração à Assunção da Virgem Maria ao Paraíso.
Em meio às celebrações católicas está a corrida de cavalos, conhecida como o Palio de Siena, lembrando que as corridas só acontecem duas vezes no ano, em 02 de julho, e a outra no dia 16 de agosto, em homenagem à Virgem Maria. A disputa, que acontece na Piazza del Campo, reúne 17 cavalos, cada um representando um bairro de Siena. Que tal sentirmos um gostinho dessa corrida? A narração foi do dia 16 de agosto de 1992.
Bom, como dito anteriormente, para muitos o Ferragosto é uma celebração religiosa, para outros, só representa um período de descanso, um feriado civil. Mas, independentemente do motivo da celebração, o Ferragosto é uma ótima oportunidade para se reunir com a familiares e amigos em praias, piqueniques, passeios, ou até em casa.
Ferragosto, di Gianni Rodari
Filastrocca vola e va
dal bambino rimasto in città.
Chi va al mare ha vita serena
e fa i castelli con la rena,
chi va ai monti fa le scalate
e prende la doccia alle cascate…
E chi quattrini non ne ha?
Solo, solo resta in città:
si sdrai al sole sul marciapide,
se non c’è un vigile che lo vede,
e i suoi battelli sottomarini
fanno vela nei tombini.
Quando divento Presidente
faccio un decreto a tutta la gente;
“Ordinanza numero uno:
in città non resta nessuno;
ordinanza che viene poi,
tutti al mare, paghiamo noi,
inoltre le Alpi e gli Appennini
sono donati a tutti i bambini.
Chi non rispetta il decretato
va in prigione difilato”.
De fato, a I Bravissimi tem muitas histórias, por isso, convidamos alguns ex presidentes para reviver certas lembranças. Neste episódio convidamos Camilla Veronesi.
Camila, seja bem-vinda.
Em sua gestão, a I Bravissimi comemorava o Ferragosto. Como eram as celebrações?
Muito obrigada pela sua participação.
Se você tem interesse em visitar a Itália e ouve o I BravissimiCast, já ouviu os conselhos de todos os nossos convidados: estude italiano aqui, no Brasil, e hoje. Sua experiência será ainda melhor se você se preparar para conhecer um país diferente. Por isso, a I Bravissimi oferece os cursos regulares de cultura e língua italiana, de italiano para cidadania e de conversação básica e avançada. Além, é claro, dos cursos de cultura italiana, como o “Encontros com Dante”, e o de São Francisco. Para mais informações entre no site www.ibravissimilondrina.org ou envie um whatsapp para (43) 9 9957-7031.
》Produção Radiofônica- Daniel Thomas.
》Edição- Thiago Franzim.
》Apresentação e Produção- Letícia Cazarin e Hylea Ferraz.
》Convidadas: Camilla Veronesi e Gloria Magnani.
》Música- Ferragosto de GIANNI RODARI e Virgilio Savona.
Diamante de Zucchero.