in

Dia da Resistência Indígena

The Trip 12 de outubro podcast Dia da Resistência Indígena

Dia da Resistência Indígena: Fala, galera! Hoje, aqui no segundo episódio do podcast The Trip pela Alma Londrina Rádio Web, vamos comentar sobre os povos indígenas, trazendo aqui alguns dos tristes episódios que representaram o extermínio de muitos povos originários. E olha que não estamos falando somente do processo de colonização, mas, principalmente, sobre cenas que aconteceram em um passado não tão distante por muitas regiões desse Brasil. 

Confira:

Dia da Resistência Indígena

 
 
00:00 /
 
1X

Por Natália Araújo da Fonseca e Rodrigo Adonai.

É claro que não vamos centrar nossa atenção somente nesses fatídicos acontecimentos. Aproveitando a data, teceremos alguns comentários sobre o 12 de outubro e sua celebração como sendo símbolo da resistência indígena em alguns países latino-americanos, e vamos utilizar esse espaço também pra compartilhar com vocês uma linda obra que lemos recentemente, escrita por uma das grandes lideranças indígenas brasileiras, que simboliza a visão dos povos originários.

Essa viagem vai nos permitir entrar em contato com toda essa natureza incrível que conta com rios, árvores, montanhas e animais em toda sua diversidade. Mas, apesar de sermos brindados com toda essa beleza e vivacidade que esses elementos nos proporcionam, essa viagem também nos fará (re)pensar nossas atitudes para com a natureza.

E aí, possivelmente, sentimentos antagônicos como alegria e tristeza, esperança e desesperança podem marcar o delinear desse trajeto que, espero nos fazer enxergar as consequências do que estamos fazendo há muito tempo e o que podemos começar a fazer pra que o mundo possa ainda existir, sobretudo saudável e cheio de muitas vidas.

Amanhecer – Araucárias com a Serra do Mar ao fundo – Piraquara – PR

Recomendação

Se você puder ouvir esse podcast num lugar aberto, no seu quintal, na sua varanda ou sacada, perto das suas plantas, caso as cultive, garanto que a viagem vai ser ainda mais intensa e pode ser que essa experiência, quem sabe, seja um divisor de águas na sua vida.

Agora vamos nessa pra mais uma viagem que, pra nós, será uma das mais mágicas, encantadoras e especiais.

Fontes: 

GALEANO, Eduardo. Os filhos dos dias. Tradução: Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2014.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

“Ideias para adiar o fim do mundo” em formato digital:

https://culturapolitica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdf 

Coluna, Eliane Brum

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum/noticia/2013/07/indios-os-estrangeiros-nativos.html 

Relatório Figueiredo:http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/dados-da-atuacao/grupos-de-trabalho/violacao-dos-direitos-dos-povos-indigenas-e-registro-militar/relatorio-figueiredo 

COVID-19 e os povos indígenas https://covid19.socioambiental.org/?gclid=CjwKCAjw2dD7BRASEiwAWCtCb5e6GV5i9F_PDqseB0GpSU1YR724acmjIxuxncIgug9RIHjcobTbdRoC7GgQAvD_BwE 

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-17/covid-19-se-espalha-entre-indigenas-brasileiros-e-ja-ameaca-povos-isolados.html 

Vídeo de Ailton Krenak na Assembleia Constituinte: https://www.youtube.com/watch?v=RVtVVJNFOmk 

Lara Aufranc Sons do Brasil

Lara Aufranc, a inclassificável

nikola tesla engenharia cientifica

Especial: a vida do gênio Nikola Tesla