in

Dia dos Mortos

Dia dos Mortos The Trip

Dia dos Mortos. O podcast The Trip aborda a celebração do Dia dos Mortos no México, comenta as diferenças com a lembrança da data em outros países e diversos aspectos culturais desta data.

Dia dos Mortos

 
 
00:00 /
 
1X

Por Natália Araújo da Fonseca e Rodrigo Adonai.

Fala, galera! Hoje, aqui no The Trip, vamos comentar sobre o Dia dos Mortos, uma tradição mexicana de origem pré-hispânica, em que, nos dois primeiros dias de novembro, e em algumas regiões até antes, no final de outubro, os mexicanos realizam uma celebração aos seus parentes e amigos que se foram.

Só que, diferente do Brasil, onde o dia 2 de novembro é, geralmente, um dia cinza, marcado por sentimentos de tristeza e melancolia, no México essa data é uma verdadeira festa, e como toda festa, é vivida com alegria, música, comes e bebes e muitas cores. 

Além de falar sobre como o Dia dos Mortos é comemorado em muitas cidades  mexicanas, irei tecer alguns comentários sobre a origem desta data, a qual é marcada por um forte sincretismo religioso. E não há como falar sobre o Día de Muertos sem falar da icônica caveira Catrina, que se consagrou como um símbolo dessa celebração mexicana.

Ah, e como hoje no Brasil é celebrado o Dia de Finados, também vamos comentar brevemente sobre essa data no que diz respeito a origem, elementos simbólicos, entre outros assuntos pra que, ao final desse episódio, a gente possa, de repente, começar a (re)pensar como celebramos esse dia e, quem sabe, nos próximos finados, encarar a morte dos que foram por um uma outra ótica. 

Antes de darmos início a nossa viagem, esperamos que, quando estiverem ouvindo esse podcast, levem em consideração que o foco desse conteúdo é de viés CULTURAL, e NÃO religioso. É claro que algumas questões esbarram, obviamente, em questões religiosas, no entanto, nosso objetivo é lançar luz à carga simbólica e cultural que reside nessa data.

Bom, chega de conversa e vamos juntos embarcar nessa viagem que será uma das mais coloridas e alegres, marcada por um misto de emoções e sensações.

Azylo Hotel Halloween

É Halloween no Azylo Hotel

Punkadaria Get Dead

Get Dead & Vandals: dois lançamentos comentados