in ,

Entrevista – banda Lenha fala sobre sobre a produção do álbum de estreia

Banda Lenha fala sobre sobre a produção do álbum de estreia. A banda “Lenha” formada por músicos e agitadores já veteranos de Londrina e região, lançou neste mês de agosto seu álbum de estreia, intitulado “Levante-se”. A banda foi formada por formada em 2020 pelos músicos Edu Benvenhu, Dio Dias, Vini Lisboa e pelo cineasta Carlos Fofaun Fortes.

Por Bruno Leonel

Carlos Fofaun é uma figura já conhecida na noite da cidade londrinense, seja filmando os shows ou festivais musicais; enquanto Edu Benvenhu é conhecido pelo trabalho como músico, e ainda, como produtor, tendo gravado várias bandas da cidade em seu estúdio Vaca Records.

Dois funcionários da música que se viram sem os shows e as bandas com a chegada do Corona. Pra fugir da tristeza que essa falta causou, os dois resolveram gravar e filmar a si mesmos tocando uma música. “Nessa época, uns dois meses após o começo da pandemia. Eu estava indo para o mestrado e, por conta do fechamento dos aeroportos, não pude embarcar, caíram vários projetos meus – e também do Fofaun que trabalha com cinema – e, nessa época, olhamos um para o outro e decidimos fazer alguma coisa, assim surgia o ‘Lenha’, contou Eduardo Benvenhu, em entrevista à Alma Londrina.

Fofaun, que até então nunca havia gravado nenhum trabalho musical completo, também fala sobre a experiência. “Todo post que fiz para algum dos vídeos do Lenha, a banda em que me descobri cantor e compositor em 2020, no final das contas sempre falaram a mesma coisa. O quanto tem sido bizarro me imaginar músico, algo que nunca idealizei ou ambicionei e sequer imaginava possível, e o quanto me surpreendi ao me ver desse lado – na frente das câmeras, não atrás delas, em cima do palco, não na frente dele, dançando… Mas acontece que a cada passo novo da banda, e cada lançamento, esses sentimentos cresciam mais e mais. E embora usasse sempre os mesmos adjetivos, eles estavam cada vez maiores. E eis que hoje me vejo com a sensação de que eu vou explodir!!! hahaha”, contou Fofaun em entrevista à Alma Londrina.

Rapidamente a ideia ficou séria quando os músicos Dio Dias e Luiz Henrique toparam participar. O que era uma brincadeira de quarentena, apenas para passar o tempo e fugir do tédio, matando a saudade da música e das gravações, acabou virando banda. E, mais recentemente em 11 de agosto, lançaram um álbum inédito com 10 músicas.

O groove com sua levada bem mais que dançante dá o tom do álbum. As composições são próprias. A Banda Lenha é formada por Carlos Fofaun no vocal, Eduardo Benvenhu na guitarra, Dio Dias na bateria e Vinicius Souza, no baixo. O álbum foi gravado no estúdio Vaca Records pelo Edu Benvenhu e os vídeos e letras são de Carlos Fofaun. Benvenhu comentou ainda sobre algumas influências do álbum, assim como sua faixa preferida: “Acho que “Hey menina” é uma das favoritas, tem uma mensagem positiva, ela fala ‘Olha, apesar de tudo isso, vem, me dê sua mão, vem dançar…”, ela tem uma mensagem super bacana para este momento. Sobre influências, não tem como pensar em groove, sem pensar em James Brown e, claro tem uma pitada de várias coisas, tento sempre deixar com uma característica minha, mas ele sempre está por trás.

Edu ainda falou um pouco sobre o “método” de compor as faixas do trabalho: “O processo de criação do álbum foi bem diversificado, como sempre gostei de compor em geral, eu montava uma melodia e mandava para o Fofaun para ele colocar alguma letra dele lá… as vezes a gente se encontrava e tocava no violão, as vezes a gente colocava todo mundo no estúdio tocando, foi muito diversificado.

Fofaun ainda fala sobre o processo de criação das músicas. “Cada encontro era uma brincadeira e um jogo, e em cada jam a banda criava uma música, uma ideia. E não é que eu, perdido ali, dançando entre eles, me percebi compondo letras para aquelas músicas??? Foi incrível, de cada ensaio saíamos com uma nova música pra explorar… acho que nunca chegamos a arranhar um cover, só pra ter ideia terem ideia… até porque nem acho que eu conseguiria, sou péssimo decorando letras – inclusive as minhas!!! Que saco! hahah”, acrescentou Fofaun, falando sobre a composição das faixas.


Ficha Técnica
A banda é formada por:
Vocal – Carlos Fofaun
Guitarra – Edu Benvenhu
Bateria – Dio Dias
Baixo – Vinicius Lisboa
Participações:
Fábio Furlanete (sax) nas músicas “Não da Mais” e “Rua vazia”
WMC (Freestyle) na música “Hey Menina”

Ayrton

Ayrton Mugnaini, Eric Burgos, música e rádio

Aminoácido e a Turnê Interplanetária: CONSIDERAÇÕES FINAIS