in

Entrevista – Festival de Dança promove extensão virtual “Arte e Sobrevida” neste fim de semana

Espetáculos on-line e conversas com artistas trazem reflexões sobre o lugar das artes cênicas no contexto de pandemia

Entrevista – Festival de Dança promove extensão virtual “Arte e Sobrevida” neste fim de semana

 
 
00:00 /
 
1X

Acontece neste fim de semana a extensão virtual “Arte e Sobrevida” realizada pelo Festival de Dança de Londrina, com a exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo com artistas de Londrina, do Brasil e radicados no exterior. A programação começa hoje, a partir das 20h e pode ser vista integralmente pelo www.youtube.com.br/FestivaldeDancadeLondrina.

Nossa reportagem conversou com Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival e também Renato Forin. Jr, curador e coordenador de comunicação do Festival de Dança de Londrina, que falaram mais sobre essa extensão virtual (confira no podcast)

Por Bruno Leonel – Fotografia: Jaqueline Vieira

Passados mais de cinco meses de isolamento social, o Festival de Dança de Londrina convida o público a pensar a respeito dos caminhos já trilhados e os questionamentos que ainda ficam sobre o papel da arte neste momento histórico. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. A extensão está ligada à 17ª edição do evento (2019) e é apresentada pelo Governo do Paraná e Copel, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Serão quatro vídeos: “Terra Desmedida”, do Teatro de Garagem (Londrina-PR), “Ficções do Interlúdio”, de Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Porto Alegre-RS/Maringá-PR), “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR), e uma coletânea com trechos históricos de montagens do grupo Boca de Baco, que completa 30 anos em Londrina em 2020. À exceção deste, convidado especial, os três primeiros foram escolhidos na seletiva 2019 do Festival e pertencem ao recorte local da programação. “Planejávamos uma extensão presencial, como a que realizamos no Aniversário de Londrina ou em outros períodos do ano, com apresentações e oficinas blocadas em um fim de semana. Entretanto, com a pandemia, tivemos de repensar o formato. Aproveitamos a transformação para propor uma reflexão sobre isto tudo que estamos vivendo”, explica Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival. A proposta é que os diálogos toquem em tópicos importantes sobre a retomada de uma potência de vida em um momento com tantas incertezas, isolamento e mortes.


Serviço: 

17º Festival de Dança de Londrina
Arte e Sobrevida (extensão on-line)
28 a 30 de agosto de 2020
Exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo sobre potência de vida por meio da arte em tempos de pandemia.
Programação: www.festivaldedancadelondrina.art.br
Canal dos vídeos e transmissões: www.youtube.com/FestivaldeDancadeLondrina

EP34 – Cuidado emocional, Planeta Londrina e a sabedoria curadora das mulheres

Toxikull: metal underground português