No episódio dessa semana, Renan Fileto e Lucas Severo recebem Marcelo Silva, o historiador favorito do Meia Entrada e integrante do podcast Fronteiras no Tempo, para debater dois filmes que abordam o fascismo.
Podemos rastrear a origem do movimento fascista, porém, compreender de onde suas ideias surgiram se torna praticamente impossível. Defendendo uma postura intolerante, sexismo, eleição de inimigos, etc, o fascismo nos legou as coisas mais cruéis da história da humanidade. Porém, o fascismo não foi algo que se restringiu à Itália. Também considerados fascistas, podemos citar o governo de Franco, na Espanha e, principalmente, a Alemanha nazista de Hitler.
O tema se torna necessário, como todas as aulas de história, para que possamos entender o passado e, sobretudo, para que não repitamos os mesmos erros já cometidos. No entanto, o atual momento do mundo nos mostra que a humanidade ainda anda na contramão desse aprendizado. Todos os dias somos bombardeados com reportagens e notícias sobre violência, movimentos neonazistas e racismo. Será mesmo que aprendemos com o passado?
O Meia Entrada dessa semana surge para trazer á tona esse debate e sugerir dois filmes que nos fazem refletir sobre o tema. Dois filmes alemães, coincidentemente. Talvez a Alemanha seja, de fato, o país que melhor entendeu os acontecimentos da primeira metade do século 20.
Venha para o programa e se prepare para saber: 1) de onde surgiu o movimento fascista, 2) porque esse tema ainda é atual 3) e porque você não deve dormir em aulas de história.
Ah, e não esqueçam de mandar críticas, sugestões e elogios pelo e-mail: contato@meiaentradacast.com.br
Aproveita também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/
Twitter do Renan: @renanfileto
Twitter do Lucas: @aralvaral
Twitter do Marcelo: @marcelosilva79
Site/Podcast do Marcelo: http://
Comentado no episódio:
Freud, Psicologia de grupo e a análise do ego: http://www.freudonline.
Panfleto do Museu do Holocausto: https://tinyurl.