No Meia Entrada Cast dessa semana, Renan Fileto e Lucas Severo recebem Matheus Sant’anna, do Terra Nérdica, para falar sobre três filmes recentes, e bons, de ficção científica.
Filmes abordados: Gravidade, de 2013, Interestelar, de 2014 e Perdido em Marte, de 2015. O gênero de ficção científica, assim como a maioria dos gêneros, não teve seu surgimento no cinema. Primeiramente, as obras com fundamentos científicos foram criadas na literatura, somente migrando para o cinema no século 20.
Esse começo tardio acabou colaborando para que o cinema conseguisse desenvolver uma linguagem própria, o que impediu que este adotasse clichês de outras mídias. Além disso, deu a oportunidade da sétima arte se inspirar e até mesmo adaptar grandes livros. Porém, sem nunca perder sua identidade.
Inúmeros são os autores conhecidos na literatura de ficção. Somente entre os autores mais consagrados se encontram: Isaac Asimov (para muitos o grande autor do gênero), Philip K. Dick, HG Wells, entre outros. O cinema também já nos trouxe grandes obras, como “2001”, de Stanley Kubrick, “Matrix” das Irmãs Wachowski e, mais recentemente, “Ex-Machina”, de 2015.
De 2011 para cá também tivemos um “boom” nas ficções científicas para a TV, graças ao enorme sucesso e repercussão da série britânica “Black Mirror”. Com duas temporadas realizadas na Inglaterra, a série acabou tendo seus direitos vendidos para a Netflix, que não perdeu tempo e já lançou uma temporada nova em 2016.
Venha para o programa e se prepare para saber: 1) de onde surgiu o gênero de ficção científica, 2) quais autores se destacam nessa área do cinema e da literatura 3) e porque filmes assim nos fazem pensar tanto!
Ah, e não esqueçam de mandar críticas, sugestões e foguetes pelo e-mail: contato@meiaentradacast.com.br
Aproveita também e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/meiaentradacast
Twitter do Renan: @renanfileto
Twitter do Lucas: @aralvaral
Twitter do Matheus: @MatheusVolnuTT