in

Hora do Sabbat recebe Regina Santos

A Hora do Sabbat é um espaço de expressão, visibilidade e pluralidade de vozes das mulheres arteiras e fazedoras. A missão desse espaço é convidar mulheres contemporâneas a contarem suas histórias sem um narrador que a conduz a partir dos princípios patriarcais. Aqui a fala é delas, é nossa.

Por Sarah Mascarenhas.

Ficamos esse período inicial de pandemia sem receber entrevistados, mas na edição 12 temos Regina Santos, bailarina, historiadora (Unicamp-Campinas), arte-educadora e pesquisadora da cultura tradicional africana e afro-brasileira.

Como coreógrafa já criou e interpretou composições próprias e sob encomenda para diversos artistas, como Iara Rennó, Leo Cavalcanti, Bixiga 70, dentre outros. Regina Santos realiza oficinas, workshops e formações de música e dança para diversos públicos.

Integrante do Bloco Afro Ilú Obá de Min desde 2014, ela é professora de Dança Afro no Ilú Obá de Min Educação, Cultura e Arte desde 2015. Regina nos cedeu uma entrevista ampla, partindo de suas experiências para o que a define hoje.

No bloco musical hoje ouvimos Thabata Lorena de Brasilia, Luedji Luna, Nina Simone, Lia de Itamaracá, Afreekassia e a dupla Preta Leveza, formada por Doralyce e Bia Ferreira.

A coluna Parte da Arte, produzida por Leticia Diez , apresenta na segunda entrevista do programa, uma artista da baixada santista: Natasha Felix , que é poeta, educadora, performer, redatora. A poeta lançou em 2018, pela Edições Macondo, seu primeiro livro “Use o Alicate Agora”. Aqui ouvimos o clipe poema “Considerações sobre Higiene Íntima”.

No Da Lira, Flora Miguel apresenta o último lançamento da cantora Mahmundi: o disco “Mundo Novo”. Ouvimos o poema que abre o álbum e mais duas músicas: “Nova TV” e “Convívio”. E nossa musa inspiradora, a precursora da Rádio Silva, que chegou como um presente, Vitoria Pacheco  nos brinda com a maravilhosa Clara Lima na coluna Minas de Ouro do Hip Hop.

Essa semana, que chega com a mensagem do cinco de paus, pede serenidade e cuidado com os gatos desse período. Mas lembre-se sempre que tudo passa e depois da tempestade sempre vem a bonança. Mantenha a mente lúcida e serena. O momento pede que o drama seja evitado. Cuide dos detalhes práticos. Essa é a dica oracular da semana por Criara Luz.

Se você gostou desse programa, corra lá no Instagram e comece a seguir a gente agora mesmo. É só procurar @horadosabbat.

Podcast da Alma EP05 – Sexta de feriado em Londrina

Holocausto War Metal invade o Long Live Metal