Mundo Sonoro: da música tradicional da África Ocidental ao jazz do Marrocos

Mundo Sonoro
Mundo Sonoro
Mundo Sonoro: da música tradicional da África Ocidental ao jazz do Marrocos
Loading
/

No Mundo Sonoro, nós começamos com o encontro da harpista norueguesa Sidsel Walstad com o tocador de kora senegalês Ibou Cissokho e dele, o disco “Tamoo” (Global Sonics) que traz a musica enraizada em tradições específicas da África Ocidental conversando com as cordas da harpa clássica através de melodias, ornamentações e figuras rítmicas.

Depois, ouvimos o afrobeat de família de Mádé Kuti, multi-instrumentista, compositor, arranjador e intérprete nigeriano. Nascido em uma poderosa linhagem musical, é filho de Femi Anikulapo-Kuti e neto de Fela Kuti. Em “Chapter 1: Where Does Happiness Come From?” (LegacyPlus Records), uma nova aventura musical com um álbum ousado e introspectivo que explora o verdadeiro significado da felicidade num mundo marcado pela desigualdade, desinformação e desconexão cultural.

Seguimos viagem e chegamos em Nova Iorque para ouvir algumas faixas do disco de estreia da Saha Gnawa, uma surpreendente banda de música da tradição gnawa do Marrocos combinada com jazz e música contemporânea da metrópole num belíssimo exercício de futurismo norte-africano. No disco homônimo, pela Pique-Nique Recordings, o grupo mergulha em estados de transe por meio de uma interação intuitiva, permitindo que ritmos ancestrais flutuem para territórios desconhecidos.

Também ouvimos algumas músicas do novo e aguardadíssimo disco do senegalês Cheikh Lō, o “Maame” (World Circuit Records) que vem com o seu característico trabalho complexo de guitarra, vocais cheios de alma e um profundo sentido de identidade africana, tudo isso impregnado com influências de suas experiências musicais diversificadas. Confira a lista completa das músicas do programa:

01.Sidsel Walstad & Ibou Cissokho – “Sira” (Noruega/Senegal)
02. Sidsel Walstad & Ibou Cissokho – “Takii Saba”
03. Sidsel Walstad & Ibou Cissokho – “Seckou”

04. Mádé Kuti – “Won Na Pa” (Nigéria)
05. Mádé Kuti – “You Can’t Hide”
06. Mádé Kuti – “Wait and See”

07. Saha Gnawa – “Bacha Hamou” feat. Nels Cline (Marrocos/ EUA)
08. Saha Gnawa – “Baba Mimoun”
09. Saha Gnawa – “Soudani Manayou” feat. Nels Cline

10. Cheikh Lo – “Kouma Magni Kobe Alaleno” (Senegal)
11. Cheikh Lo – “Jikko”
12. Cheikh Lo – “African Development”
13. Cheikh Lo – “Baba Moussa bP 120”

Patrimônio imaterial, Jucah e Garfada

Podcast da Alma: Ciano Franco e Briseis entrevistam Pedro Damião Costa