in

Música concreta, instrumentos, vozes e paisagens sonoras

Música concreta, instrumentos, vozes e paisagens sonoras. Nesta edição do programa Cambalacho, vamos ouvir sons de paisagens sonoras, instrumentos, vozes, que nos levam a uma viagem pelo mundo radiofônico da música concreta.

Por Thiago Franzim

Texto: Letícia Viana

Música concreta, instrumentos, vozes e paisagens sonoras

 
 
00:00 /
 
1X

Paisagem sonora: Todos os sons que compõem o ambiente em que estamos, sejam eles de origem natural, humana, sejam de origem industrial ou tecnológica, são chamados de paisagem sonora. Uma das gravações, inserida no podcast, foi produzida com o celular de Franzim, que colocou o telefone dentro de um copo de água com gás.

Ouvimos também no programa, sons de pássaros, máquina de costura, improviso vocal e duas composições do projeto experimental de música eletrônica Use Soma, compondo um som contemporâneo.

O projeto Use Soma, produzido por Thiago Franzim, foi criado em 2014 e possui diversas faixas postadas no Sound Cloud do projeto. Rolou também uma gravação que Franzim produziu na Holanda, no show em que participou com o cantor de música country Willie Heath Neal.

Música Concreta

A música concreta é um tipo de música eletrônica feita a partir de edição de áudios unidos a fragmentos de sons naturais ou industriais. Qualquer som gravado transformado em música pode ser considerado música concreta.

Por exemplo, ligue o fogão da sua casa e utilize o gravador do seu celular para captar o som que o fogão reproduz. Depois, você pode utilizar essa faixa para produzir sua composição.

A parte mais importante da produção deste tipo de composição é a edição, pois através dela é que vamos inserindo as faixas para criar uma música.

 

EP60 – Cultura, luta e revolução na educação

Pelo fim da violência, em apoio à arte

EP61 – Pelo fim da violência, em apoio à arte