in

Punkadaria: NOFX – The Decline Live At Red Rocks

Fala Galera! Chegamos a mais um Punkadaria pela Alma Londrina Rádio Web. No programa de hoje falaremos de música erudita…ou, mais ou menos isso. Você já pensou em punk rock com uma orquestra? Pois é exatamente isso que o NOFX apresenta em seu novo/antigo disco: The Decline Live at the Red Rocks. 

Ouça o podcast:

Por João Albuquerque. 

Digo novo/antigo, pois The Decline é um EP do NOFX lançado em 23 de novembro de 1999. A versão em CD consiste apenas na faixa-título de 18 minutos, mas o vinil inclui, no lado B, “Clams Have Feelings Too”, em uma versão diferente da lançada no álbum Pump Up the Valuum. 

The Decline ou traduzindo “O Declínio” é, em grande parte, uma sátira da política e das leis americanas, com a preocupação esmagadora por comportamentos cegos das massas, como complacência, indiferença, violência armada, uso de drogas e conformidade, bem como a destruição de direitos constitucionais . Embora pareça desconexa, toda a letra se refere ao tema unificador: o “declínio” da América .

A gravação de The Decline ao vivo com a Baz Orchestra no Red Rocks, composta por cerca de 50 instrumentos de sopro e cordas, foi feita no Anfiteatro Red Rocks, no Colorado , para aproximadamente 10 mil pessoas. 

Mais atrações no Punkadaria de hoje

Com a cabeça aberta para essa mistura musical, o Punkadaria apresenta versões de clássicos do punk rock  feitos pela London Punkharmonic Orchestra. Vamos ouvir Sheena Is A Punk Rocker (Ramones); The Jam com “Down In The Tube Station At Midnight”; Holiday In Cambodia (Dead Kennedys); White Riot (Clash); Gary Gilmore’s Eyes (Adverts); Ever Fallen In Love (With Someone You Shouldn’t Have) (Buzzcocks); Love Song (Damned). 

O Punkadaria particularmente gosta muito dessas versões orquestradas, com elas percebemos a musicalidade de cada canção, que o punk rock não são só 3 acordes e uma bateria ritmada, vai muito mais além. Mantendo a edição mais zen do programa vamos ouvir Hersham Boys (Sham 69), Sound Of The Suburbs (Members) e Pretty Vacant (Sex Pistols). 

Encerramos o programa com versões em quarteto de cordas do Ramones em “Baby I love You”, Bad Religion com “American Jesus” e por fim as brasileiras d’As Quartettas, lá do final de Blumenau, com a versão fantástica de “You are gonna go far, kid” do Offspring. 

Envie críticas e sugestões para punkadaria@yahoo.com , lembrando que punkadaria é com K!

 

MeqTópode: o lançamento do EP do Octópode

Podcast da Alma em quarentena – EP09 feito em casa e online