in

Radialivres: novo coletivo de radialistas em prol da música brasileira

2020 é um ano de intensa crise. Em meio à pandemia, muitos mercados se modificaram, formas de trabalhos desapareceram e outras se fortaleceram para continuar existindo. Imersos nesse contexto, radialistas, comunicólogos e jornalistas anunciam a fundação de um coletivo. Na segunda, 21 de setembro, Dia do Radialista, o Radialivres, Coletivo de Radialistas do Brasil, iniciou oficialmente suas atividades com o objetivo de trabalhar em rede para valorizar o fazer radiofônico e a música brasileira. E a Alma Londrina Rádio Web integra este coletivo. 

Este grupo dedicado a difundir e propagar a música brasileira traz à superfície nome relevantes da produção musical nacional que não chegam as grandes mídias. Resistentes e resilientes, estes profissionais reivindicam reconhecimento e valorização por este empenho pela arte tupiniquim. Com integrantes em 8 estados do país, o coletivo reúne nomes como os de Patrícia Palumbo (SP), Patrick Torquato (PE), Valéria Becker (RJ), Luciano Mattos (BA), Marta Schmitt (RS), Guga de Castro (CE), Sarah Mascarenhas (SP) e Mário Sartorello (DF).

Determinados a juntos fortalecer esta categoria de trabalhadores, 25 profissionais trazem a diversidade como bandeira e chegam para reivindicar melhores condições de trabalho e a valorização do fazer radiofônico. Eles chegam com um site que disponibiliza a produção individual e coletiva do grupo, expressando palavras de ordem em um manifesto e ampliando o seu público em potencial. 

O Radialivres tem como foco ocupar espaços e propor práticas que valorizem estes fazedores resistentes e livres. Além da música, outro conector do grupo são as lutas pelos direitos humanos: além de difundir a música brasileira, o coletivo pretendem sustentar e endossar os espaços de expressão e representatividade das ditas minorias que lutam pelas questões étnico-raciais, de gênero e acerca de toda diversidade que reivindica pela liberdade e dignidade de, simplesmente, ser o que se é.

Para saber mais, acesse www.radialivres.radio.br, , site desenvolvido pelo designer Alexandre Jorge, da Alma Londrina Rádio Web, e siga no Instagram @radialivres e acompanhe as ações do coletivo.

Anatomia Musical

Anatomia Musical: It’s Alive!