in

São Francisco de Assis e Dante Alighieri

I Bravissimi Cast
I Bravissimi Cast
São Francisco de Assis e Dante Alighieri
/

O foco deste episódio é falar sobre São Francisco de Assis e Dante Alighieri, duas personalidades italianas que fizeram história.

São Francisco de Assis é conhecido por ser o santo que ama a natureza, os animais e, é claro, de se dedicar aos enfermos e aos pobres. Um outro nome extremamente importante para a construção da Itália como a conhecemos hoje é Dante Alighieri.

Ciao, benvenuti ao I BravissimiCast: un giro per l’Italia. Agora, imagine que está sentado numa mesa em uma das belas praças italianas, sentindo seus aromas e vendo suas riquezas. Então, eu convido você: Andiamo!

 

São Francisco de Assis nasceu aproximadamente no ano de 1182. Em torno dos 20 anos, encarou a guerra com seus próprios olhos. Viu a morte de amigos, crianças, homens e mulheres de sua cidade. Mas também, aprendeu a construir muros e erguer paredes, adquirindo habilidades manuais que serviriam como ajuda mais tarde ao restaurar igrejas e capelas.

Recebeu um chamado de Deus no caminho de uma expedição à Puglia. Obediente, voltou para a cidade natal e se dedicou a uma vida mais humilde. Aos 25 anos, Francisco vendeu tudo o que tinha, levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele.

Quando seu pai soube, foi busca-lo indignado e mandou que ele voltasse para casa ou que renunciasse a sua herança. Francisco, então, renunciou seus bens e disse: “As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las”. Em seguida retirou suas roupas e as entregou para o pai, dizendo: “Até agora tu tens sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.

Ele morreu no dia 03 de outubro de 1226, com 44 anos, e em 1228 foi canonizado pela Igreja Católica. A celebração deste santo acontece com uma grande festa no dia 04 de outubro, afinal, São Francisco de Assis é o padroeiro da Itália.

O que muitas pessoas não sabem é que Dante Alighieri, nascido em 1265 citou São Francisco de Assis.

 

San Francesco, il “SOLE” che illuminò la terra com la sua santa vita.

Parola di Dante Alighieri che prende forma e vita nella DIVINA COMMEDIA al cinquantesimo verso dell’undicesimo CANTO DEL PARADISO quando il Sommo Poeta, guidato da BEATRICE, atraverso le parole di San Tommaso è rapito dal “ racconto” della vita dei due PRINCIPI inviati sulla terra dalla Divina Providenza per riportare la Chiesa nella retta vita,il dotto predicatore san DOMENICO e san FRANCESCO, il Poverello di Assisi “ ardente di carità come un Serafino”.

 

Quando dizemos que Dante é o pai da língua italiana é porque ele simplesmente criou a língua italiana. Hoje na Itália se fala italiano porque, há 700 anos, Dante decidiu inventá-la. Hoje o italiano é a língua de uma nação, mas tornou-se língua da Itália porque os italianos decidiram adotar a língua que Dante havia inventado. Adotou-se a língua que havia unificado intelectuais, poetas, artistas, mas que não era a língua de nenhum povo, era a língua de um poeta. Já esse aspecto é curioso e extraordinário, não? Este ano estamos celebrando justamente os 700 anos da morte de Dante Alighieri.

Dante e São Francisco representam a história e a cultura italiana. Nada mais justo do que dedicar um curso para cada um, não é mesmo?

O doutor e frei Sidney Machado é o responsável por desenvolver o curso on-line “São Francisco Peregrino”, que será gravado e enviado para os alunos nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro. Os encontros serão em português e as informações estão disponíveis no site www.ibravissimilondrina.org.

Além do curso, o professor Sidney Machado fará um encontro especial, em italiano, no dia 28 de setembro. Para quem não é associado da I Bravissimi a aula possui um investimento de 20 reais. Não é necessário assistir esse encontro individual para PARTICIPAR do curso “São Francisco Peregrino”. É uma experiência a mais que une a cultura e língua italiana em um só encontro.

Já as aulas gravadas do curso on-line “Encontros com Dante”, ministradas pelo professor Rafael  Sozzi, em italiano, vão estar disponíveis até o dia 31 de dezembro. Você ainda pode se inscrever.

Para mais informações acesse o site www.ibravissimilondrina.org ou envie um Whatsapp para 43 999577031.

 

》Produção Radiofônica- Daniel Thomas

》Edição- Thiago Franzim

》Apresentação e produção- Letícia Cazarin e Hylea Ferraz

》Música- PARADISO – Sinfonia Dante- Liszt

SESC Cadeião divulga próximas atividades para todas as faixas etárias

Cultura e educação – SESC Cadeião divulga próximas atividades para diversas faixas etárias

Ampliar vozes para alcançar mais ouvidos, assim surgem novas parcerias