in

Sinfonia Dante: uma obra revolucionária

I Bravissimi Cast Sinfonia Dante capa

Sinfonia Dante: uma obra revolucionária. A Divina Comédia de Dante Alighieri foi inspiração para inúmeros artistas, pintores, compositores, dramaturgos e roteiristas. Confira este especial no I Bravissimi Cast

AlmA Londrina Rádio Web
Sinfonia Dante: uma obra revolucionária
/

Sinfonia Dante: uma obra revolucionária.

A obra mais famosa do poeta, escrita entre 1304 e 1321 representa sua indignação com o próprio rumo da sociedade que vivia, que segundo o próprio Dante, estava longe dos preceitos cristãos de salvação. Através dessa obra, ele visou propor uma redenção moral da humanidade, que se via submetida ao apego pelos bens materiais e às paixões mundanas, estava longe de Deus e, consequentemente, destinada à perdição Eterna. A intenção era despertar nos homens a consciência divina e a necessidade de se voltar para os princípios celestiais.

Estamos falando da Itália do século XIV, portanto estamos na Baixa Idade média, onde existia um começo de desprendimento dos ideais cristãos, o período que antecede o movimento mais importante italiano, que é o Renascimento, entre outros conflitos territoriais, sociais, religiosos e culturais da época. 

Estruturalmente falando, a Divina Comédia é o relato da viagem de Dante pelos três reinos do outro mundo: O inferno, o purgatório e o Paraíso. Ao todo, a viagem é contada em cem cantos, sendo 33 para cada etapa e um, especificamente o primeiro, de introdução. A riqueza de detalhes, importância histórica, literária, linguística, estética e cultural foram fatores que tornaram a obra uma das mais conhecidas e importantes na história da humanidade.

Bom, mas para falar da Divina Comédia em si, nós precisaríamos de muitos episódios. E neste, especificamente, vamos falar sobre a obra musical mais emblemática, inspirada na poesia de Dante, que é A Sinfonia para a Divina Comédia de Dante, ou Sinfonia Dante, como é chamada. Composta por um dos mais célebres pianistas e compositores do Romantismo, Franz Liszt. 

Como você acabou de ouvir, neste podcast vamos falar sobra a Sinfonia Dante, uma obra revolucionária. Para falar com maestria sobre o assunto, convidamos Eduardo Sahão, o regente que falou no começo do episódio. 

Bom, e antes de esclarecer quem de fato é o Eduardo, sejam todos bem vindos ao I BravissimiCast.

Eduardo Sahão
Eduardo Sahão

Eduardo Assad Sahão é multi-instrumentista, regente e pesquisador. É Mestre em Música pela UNESP, pós-graduado em Neuroaprendizagem, Licenciado em Música pela UEL e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela UNOPAR.

Em 2019 ficou entre os primeiros colocados no Prêmio Villa-Lobos, da Câmara Municipal de São Paulo, que premiou as ações mais inovadoras no âmbito da Educação Musical na cidade. Atualmente, ministra palestras e participa de concertos e shows como diretor musical, instrumentista e regente convidado.

Como falamos no último podcast, estamos com um curso on-line e gravado que traz mais sobre a vida e obra do pai da língua e literatura italiana, Dante Alighieri. Além das aulas gravadas, o aluno tem acesso a interação com o professor e atividades através de grupo exclusivo no WhatsApp. Para mais informações acesse o nosso site, ibravissimilondrina.org.

Caso tenha alguma dúvida, nos envie um WhatsApp para (43) 9 9957-7031.


I BRAVISSIMI CAST – Ficha Técnica

》Produção Radiofônica- Teixeira Quintiliano

》Edição- Thiago Franzim

》Apresentação- Letícia Cazarin

》Produção- Hylea Ferraz

》Convidado- Eduardo Sahão

》Música- Sinfonia Dante de Franz Liszt com a Filarmonica de Berlim regência Daniel Barenboim

Brasil De Todos Os Sons #225 - Alma Londrina

Verão de 2021 se despede com samba

Hora do Sabbat episodio 3 de 2021

Afrocena é a novidade da semana!