in

SNFU e a lenda Mr. Chi Pig

Mr. Chi Pig SNFU Programa Punkadaria

No Punkadaria de hoje falaremos de Ken Chinn, também conhecido como Mr. Chi Pig, vocalista da banda canadense SNFU, que infelizmente faleceu há duas semanas. Este programa é dedicado à memória dele e da banda.  

Ouça o podcast:

SNFU e a lenda Mr. Chi Pig
Punkadaria

 
 
00:00 /
 
1X

Por João Albuquerque.

O SNFU (Society’s No Fucking Use) é uma banda punk hardcore canadense que se formou em 1981 em Edmonton. Posteriormente, em 1992, a banda mudou-se para Vancouver. A banda lançou oito álbuns de estúdio completos, dois registros ao vivo, uma compilação e foi uma grande influência no subgênero skate punk.

Liderados pelo excêntrico cantor, letrista e artista Ken Chinn (Mr. Chi Pig), os membros fundadores e irmãos gêmeos Brent e Marc Belke ajudaram a criar o som punk e hardcore da banda com um trabalho bem sincronizado de guitarras.

O SNFU construiu uma audiência na América do Norte em seus primeiros anos pelas apresentações enérgicas e um som punk dinâmico. Gravado com uma formação que inclui o baterista Evan C. Jones e o baixista Jimmy Schmitz, seu álbum de estréia de 1985 “… And No One Else Wanted to Play” permanece influente nos meios undergrounds

Eles cresceram em popularidade depois de mais dois álbuns de estúdio, “If You Swear, You’ll Catch No Fish” (1986) e “Better Than a Stick in the Eye” (1988), mas paralisou em 1989 devido a tensões internas.

Fase de exposição massiva

Posteriormente, o SNFU se reformou em 1991 com uma nova encarnação que teve maior sucesso. O baterista Dave Rees e o baixista Rob Johnson finalmente completaram sua formação mais duradoura. Eles assinaram com o proeminente selo independente Epitaph Records , com quem lançaram os álbuns “Something Green and Leafy This Way Comes” (1993), “The One Voted Mostely Succeed” (1995) e “FYULABA” (1996). 

Esses registros alcançaram vendas de seis dígitos e, neste período, a banda excursionou ao lado de bandas como Green Day e Bad Religion.

Independência de novo

O SNFU tornou-se independente de novo em 1997 após o vencimento do contrato com o Epitaph, e Brent Belke partiu no ano seguinte. Após a partida de Johnson em 2001, um hiato de dois anos que se seguiu e o auto-lançado e elogiado pela crítica “In the Meantime and In Between Time” (2004), eles se separaram em 2005, com Marc Belke partindo permanentemente. 

Mr. Chi Pig (de barba na foto) e o ex-membro Ken Fleming reformaram o SNFU dois anos depois com uma nova formação. A versão mais recente dessa encarnação, incluindo o baterista Jon Card, lançou o álbum “Never Trouble Trouble Together Trouble Troubles You” em 2013.

A partir de 2014, houve o retorno do baixista Dave Bacon, a entrada dos guitarristas Randy Steffes e Kurt Robertson e de vários bateristas. No total, 30 músicos tocaram no grupo, com apenas Chi Pig permanecendo constantemente. Em março de 2018, a banda anunciou uma pausa relacionada à saúde de Chinn, que morreu em 16 de julho de 2020.

Essa foi nossa singela homenagem aos fãs do SNFU e a Mr. Chi Pig, fechando o programa. Envie criticas e sugestões ao e-mail punkadria@yahoo.com, lembrando que Punkadaria é com k. 

headhunter dc long live metal

Headhunter D.C. : Death Metal diretamente da Bahia

A viabilidade da agricultura orgânica