in

Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi (Parte 2)

I Bravissimi Londrina selo 25 anos_capa

Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi (Parte 2). Confira a segunda parte do especial de aniversário da  Associação Cultural Italiana de Londrina no I Bravissimi Cast

I Bravissimi Cast
I Bravissimi Cast
Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi (Parte 2)
/

Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi (Parte 2). 

No último podcast apresentamos como a I Bravissimi nasceu, e como dito, foi em meio a um grupo de amigos apaixonados pela cultura italiana. No dia 8 de abril a associação comemorou seus 24 anos, mas as comemorações não ficaram apenas naquela data especifica. Durante o ano vamos celebrar o aniversário de diversas formas e com muitas surpresas. Assim como em todos os anos, o nosso aniversario é pensado em você, que nos acompanha e ama conhecer mais sobre a Itália.

I Bravissimi Londrina selo 25 anos

Além do lançamento do selo de 25 anos e finalmente do site novo, que está muito lindo, outra novidade é o nosso Boletim digital interativo. O Boletim é um PDF informativo distribuído mensalmente, com as principais atividades da I Bravissimi, assim você não perde os conteúdos que oferecemos. Demais, não é? Caso, você também queira receber o boletim, basta nos enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp (43) 9 9957-7031

Mais uma forma de comemorar o aniversário é através deste podcast. Que vai te levar a conhecer a Associação através de uma retrospectiva. Antes disso, seja muito bem-vindo ou bem-vinda ao IBravissimiCast.

 Como comentamos no ultimo episódio, a I Bravissimi surgiu com a intenção de preservar as raízes italianas trazidas pelos imigrantes que vieram para londrina nas décadas de 30 e 40. A princípio, nossas atividades incluíam o evento Capriccio italiano, a Tavola di Poesia, Exposições de Fotos e documentos, os encontros no Instituto da Família, criado pelo Padre Vitor Groppelli, e as Missas em italiano.

 Outro evento importante foi o Cine Caffè, um circuito de filmes italianos não comerciais, que durante 23 anos aconteceu de modo presencial, e trouxe aos associados um sentimento próximo ao de estar em uma sala de cinema na Itália.  No mesmo período, o prof. Carlos Braile, atuante na primeira diretoria, conduz, na Rádio Alvorada, um programa de músicas italianas denominado Canzone per te.

O Quattro Chiacchiere, também foi uma iniciativa muito importante, que visava manter os associados em contato com a língua italiana através dos encontros de conversação em italiano, sempre acompanhados por um de nossos professores 

Logo, em 2020, a I Bravissimi precisou parar as atividades presenciais para se desenvolver de forma on-line. Assim, lançamos o projeto “I Bravissimi non si fermano ou “Os bravos não param”, com uma programação de cursos on-line de arte, literatura, cultura, música e diversas outras atividades. Com esse projeto belíssimo, coordenado pela professora Vanessa Araújo, convidamos professores que moram na Itália para ministrar alguns cursos. Esse formato virtual, também possibilitou que alunos, de todo o Brasil, conhecessem a I Bravissimi. No dia 08 de abril, lançamos canal no Youtube. Nele, passamos a veicular o Cine Caffè a casa, com filmes em italiano e vários outros conteúdos. É claro que não podemos esquecer da estreia deste podcast, desenvolvido em agosto de 2020 com a Alma Londrina Radio Web. 

Convidamos o ex-presidente Caco Braile para falar sobre sua experiência com os cursos on-line.

Lembramos que as vagas do curso “Encontros com Dante”, desenvolvido pelo professor Rafael Sozzi, ainda estão disponíveis. As aulas, que são on-line e gravadas, podem ser assistidas até o dia 31 de dezembro. O aluno recebe atividades exclusivas e tem acesso ao grupo privado para tirar dúvidas com o professor Rafael. O curso foi desenvolvido em comemoração aos 700 anos de morte do pai da língua e literatura italiana, Dante Alighieri.

E é claro que não poderíamos finalizar o podcast sem a atual presidente Hylea Ferraz, que vocês já conhecem de outros episódios.

Além do curso “Encontros com Dante”, as vagas do Italiano para cantores, l’arte di Michelangelo e Artistas italianos no museu do Louvre também estão disponíveis em nosso site. Uma outra novidade é o Italiano para cidadania, ministrado pela professora Vanessa Araújo.  Para mais informações acesse o nosso site: ibravissimilondrina.org.

Para continuar com as lembranças vivas, ao longo do ano vamos trazer alguns ex-presidentes para falarem sobre uma festa ou atividade da associação, isso será feito através de blocos durante os próximos episódios. 

I BRAVISSIMI CAST – Ficha Técnica

》Produção Radiofônica- Teixeira Quintiliano

》Edição- Thiago Franzim

》Apresentação- Letícia Cazarin

》Convidados- Caco Braile e Hylea Ferraz

》Música- Canzone per te, de Bardotti e Sergio Endrigo

Música: Cemitério de Automóveis apresenta TOCA UMA PRA MIM com Marcus Farrapo

O disco novo do Offspring