Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi

Como surgiu a Associacao I Bravissimi

Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi. Confira o especial de aniversário da  Associação Cultural Italiana de Londrina no I Bravissimi Cast

I Bravissimi Cast
I Bravissimi Cast
Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi
Loading
/

Amigos, vinho e italiano: Como surgiu a Associação I Bravissimi. 

Hoje, o podcast vai ser um pouco diferente, mas muito especial, pois a I Bravissimi, no dia 8 de abril, comemorou 24 anos de muita pasta, vinho, conversas altas e é claro, muito italiano.  Mas antes de conversar com alguns ex presidentes vamos apresentar, de forma breve, a Associação. 

Ah, lembrando que você ainda pode se inscrever no curso on-line e gravado do professor Rafael Sozzi, o “Encontros com Dante”, que ficará disponível para ser assistido até o dia 31 de dezembro.

Ciao, benvenuti ao I BravissimiCast: un giro per l’Italia. Agora, imagine que está sentado numa mesa em uma das belas praças italianas, sentindo seus aromas e vendo suas riquezas. Então, eu convido você: Andiamo!  (Professor Rafael Sozzi)

No início do podcast você ouviu a Rose Vilar, a segunda presidente da A Associação Cultural Italiana de Londrina, I Bravissimi. E apesar de ter sido um trecho bem breve sobre o nascimento da Associação, foi possível sentir que ela foi criada de forma alegre, entre amigos.  

Esse projeto nasceu com o intuito de divulgar a cultura e a língua italiana, buscando oferecer conteúdos mais amplos, sem se limitar ao clichê ou o que sempre ouvimos sobre a Itália. Quando a I Bravissimi surgiu, a diretoria investiu em diversas referências como música, cinema, literatura, moda, turismo, artes visuais, gastronomia e religião, com participação muito ativa de descendentes italianos e interessados que procuravam se aproximar do “Bel Paese”. 

Última Cena di Natale com Padre Vitor 2016 – Diretores Alceu Pitta, Hylea e Padre Vitor presidente de honra

Nos anos 90, a I Bravissimi surge com a intenção de preservar as raízes italianas trazidas pelos imigrantes que vieram para londrina na década de 30 e 40. A princípio, nossas atividades incluíam o evento Capriccio italiano, a Tavola di Poesia, Exposições de Fotos e documentos, e os encontros no Instituto da Família, criado pelo Padre Vitor Groppelli, que juntamente com a professora Tania Grandinetti e a musicista Hylea Ferraz, idealizaram esta Associação.

Para falarmos sobre as missas em italiano não podemos deixar de homenagear o padre Vitor Groppeli, uma pessoa muito importante na formação da Associação. Mas para falar sobre ele, nada mais justo do que entregar o microfone para quem realmente viveu e aprendeu com padre Vitor. Convidamos o professor Braile, ou mais conhecido como Caco Braile, presidente da Associação por vários anos.

É realmente muito bom ouvir todos esses momentos. Por isso, ao longo do ano vamos convidar alguns ex presidentes para falarem sobre festas e atividades que marcaram a I Bravissimi. Este podcast não termina por aqui, neste episódio você conheceu mais sobre o surgimento da associação, e no próximo vamos continuar com a história e falaremos sobre os 25 anos de um jeito leve e divertido. Vem com a gente. 

Caso tenha alguma dúvida, nos envie um WhatsApp para (43) 9 9957-7031.

I BRAVISSIMI CAST – Ficha Técnica

》Produção Radiofônica- Teixeira Quintiliano

》Edição- Thiago Franzim

》Roteiro e apresentação- Letícia Cazarin 

》Produção- Letícia Cazarin e Carolina Romero

》Convidados- Rose Villar, Caco Braile, Hylea Ferraz 

》Música- Giovanni Gaeta (E.A MARIO) SANTA LUCIA LUNTANA- com Pavarotti e Giorgia

Comida.zip estreia na Hora do Sabbat

Comida.zip estreia na Hora do Sabbat

Lo-fi – Valeries, de Londrina, lança single “Excuse Me While I Lose My Mind Out Of Jupiter”