in

Artistas italianas em foco

Artistas italianas I Bravissimi Cast

Artistas italianas em foco. Ciao, benvenuti ao I BravissimiCast: un giro per l’Italia. Agora, imagine que está sentado numa mesa em uma das belas praças italianas, sentindo seus aromas e vendo suas riquezas. Então, eu convido você: Andiamo! 

Artistas italianas em foco
I Bravissimi Cast

 
 
00:00 /
 
1X

Por Letícia Cazarin. 

Este podcast foi desenvolvido com a Alma Londrina Rádio Web e possui o patrocínio do PROMIC. Tem a finalidade de divulgar a cultura e língua italiana de forma gratuita para todos. 

A I Bravissimi é sensível e atenta à arte produzida por mulheres. Por isso, a equipe considera válida a ideia de que nosso cronograma cultural por vezes inclua referências exclusivamente femininas. A pauta de hoje (artistas italianas) assume essa alternativa enquanto guia. 

Esse episódio também faz parte de um projeto maior idealizado pela associação e intitulado “Encontros com a Arte”, que tem hoje a sua estreia. De título bastante esclarecedor, o nosso “Encontros com a Arte” tem o objetivo de proporcionar aos seus ouvintes e participantes uma proximidade com os temas e preocupações do mundo das artes de modo bastante amplo – o que significa dizer que o vocábulo arte agrega suas mais diversas possibilidades: a pintura, a literatura, o cinema, a música entre outros.

Hoje, portanto, abordaremos três mulheres – três mulheres artistas. São elas Francesca Caccini, compositora, cantora, poeta e professora de música. Liliana Cavani, diretora e roteirista. E, finalmente, Natalia Ginzburg, escritora e tradutora. Nossos convidados são Hylea Ferraz, musicista e produtora cultural, cuja fala contempla a vida e arte de Francesca Caccini; Rodrigo Grota, diretor de cinema, mestre e doutor em Literatura, que com grande especialidade fala sobre o cinema de Liliana Cavani; e Ana Carolina Romero, mestre em Literatura Comparada, cuja apresentação se direciona à escrita de Natalia Ginzburg.

Artistas italianas I Bravissimi Cast

Curso

A professora Bruna Sahão, mestre em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze, na Itália, irá ministrar o curso online “Rafael, 500 anos de beleza”, em homenagem aos 500 anos de morte do mestre Raffallo Sanzio, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro.

Esse curso busca analisar a obra pictórica de Rafael Sanzio, considerado o pintor supremo na História da Arte Ocidental. Partindo do nascimento em Urbino até a morte precoce em Roma, os encontros trazem um panorama da trajetória do Mestre e seu legado para a beleza, a elegância e a naturalidade na pintura. As aulas serão ministradas em português e gravadas, caso o aluno não possa assistir ao vivo.

Para conhecer melhor a Associação acesse o site www.ibravissimilondrina.org ou entre em contato através do WhatsApp (43) 9 9957-7031.

Equipe

Produção Radiofônica: Teixeira Quintiliano

Edição: Thiago Franzim

Coordenação Geral: Daniel Thomas

Produção Geral: Raul Viana

Roteiro e apresentação: Letícia Cazarin 

Produção: Hylea Ferraz e Ana Carolina Romero

Convidados: Rodrigo Grota e Ana Carolina Romero

Música: Ciaccona, de Francesca Caccini.

Ademir Assunção Azylo Hotel

Ademir Assunção e o álbum Vira Latas de Córdoba

A pauta é aborto e fanatismo Religioso